segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Venezuela e Brasil atuais - o sinal dos tempos!

-0-0-0-0-0-0-0-0-

Há similaridades gritantes do ponto de cista ideológico, pólítico e eleitoreiro entre os dois países, e sonhos dos cubanos de curvarem a espinha do Brasil através de Dilma. Se não houver reeação, será o futuro próximo do Brasil.

-0-0-0-0-0-0-0-0-


Artigo de GODOY SAUL GOMEZ

Em "El Universal", Caracas, Segunda-feira 06 de setembro de 2010

Para aqueles que não se deram conta ou estejam se fazendo de tolos, é bom destacar o que está acontecendo no país, pouco a pouco, sem muito barulho, mas sem parar:


1 - Por causa de todos os esqueletos escondidos no armário, Chávez não vai abandonar o poder voluntariamente, digam o que disserem, pois ele não é um democrata, é um agente cubano confesso e público, com uma agenda de traição que está ausente do interesse nacional. A detenção de Alejandro Peña Esclusa ordenada desde Cuba, num processo judicial feito em Havana, será a nova forma de "Nós somos a mesma coisa."


2 - Se chegarmos às eleições para uma nova Assembléia Nacional, vamos enfrentar uma fraude monumental, á qual devemos desmascarar desde já, temos de exigir garantias da transparência à comunidade internacional, e basta de posições cúmplices como a do Sr. Insulza em OEA, à espera de convites para observar o processo eleitoral; esperamos que a Mesa da Unidade não nos leve nus, novamente, ao matadouro eleitoral. Apesar de tudo isto, temos de ir votar maciçamente para ganhar a maioria absoluta na Assembléia, o maior número de votos tornará mais evidente a fraude, ilegitimando definitivamente o presidente, a ponto de tornar impossível o cumprimento do seu mandato democrático em 2012.


3 – Enquanto chegam as próximas eleições, Chávez vai tentar causar uma comoção nacional, grave o suficiente para suspender as garantias e com elas as eleições. Suas medidas contra as finanças do povo, a falta de comida, como o sabemos, é causada pelo Governo. As tentativas de criar uma situação de emergência de saúde ou de ordem, com a distribuição pública de alimentos contaminados; o terrorismo ambiental desencadeado no país, a sabotagem interna do sistema elétrico, criando insatisfação no trabalho, com violações maciças dos direitos dos trabalhadores; a impunidade para os criminosos correr solta, etc., são adiantamentos para este objetivo. Precisamos estar vigilantes contra as decisões da Corte Suprema, que está a serviço da introdução do comunismo em nosso país, dando vantagens a Chávez e criminalizando a oposição.


4 - É preocupante o grau de carência de alimentos que existe no país, imposta pelo Governo; é um crime que a maioria deles sejam reservas alimentares estratégicas em mãos de agentes cubanos e estes permitem que apodreçam, para depois as distribuir fazendo com que a população adoeça; o estado de ruína e negligência em que se encontram os portos frustrando o adequado recebimento de meios de emergência se for o caso, e mesmo o replante e o aumento da produção nas fazendas produtivas barbaramente destruídas, tomará tempo.


5 - As forças cubanas continuam a chegar no país, posicionando-se em sítios estratégicos; a presença de militares de alta graduação desse país com experiência na repressão e no combate, assumindo o comando das tropas e das armas nacionais para garantir a permanência de Chávez no poder pela força, continua sem uma oposição eficaz; os comandantes estrangeiros não tremerão a mão para atirar contra os venezuelanos, ETA para ser visto se soldados venezuelanos assassinarão o seu próprio povo para defender os interesses estrangeiros, incluindo as FARC .


6 - Todo o aparato de grupos violentos e terroristas (a Frente Francisco de Miranda é um deles), geridos pelo Vice-Presidente, são implantados em regiões com algum apoio dos conselhos comunitários e grupos de milícias, em um ato de traição; a ocupação dos postos de combustível pela Guarda Nacional é um sinal de que eles vão tentar imobilizar o país.


7 – O contínuo desconhecimento do Governo às normas e mandatos dos órgãos de jurisdição internacional, a censura à imprensa livre, a proibição de visitas "in loco" das comissões e das auditores de fiscalização de organizações de direitos humanos e de observação de eleições é uma indicação de que o governo pretende retirar-se do mundo, se necessário, com os "black out” nas comunicações e o fechamento das fronteiras da maneira como fez a Coréia do Norte.


8 - O Governo e seus aliados cubanos, chineses, iranianos e russos estão convencidos de que a resistência dos venezuelanos será mínima, dada a suposta covardia demonstrada diante da evolução do regime, e que tem servido de teste para medir a resposta da população civil, que tem sido, na sua opinião, a qual tem sido, em seu parecer, nula (os cubanos ‘fidelistas’ só entendem as ações violentas); o plano para quebrar os venezuelanos com a fome e o medo. Chávez e os cubanos estão apostando na criação de uma crise humanitária sem precedentes na América Latina, para depois negociar com a comunidade internacional uma solução pacífica, que assegure ao tirano governar o país e o seu petróleo por mais uma década, que é o que precisa o "eixo do mal" para derrotar militarmente os E.U.A. em uma ação multipolar.


O sinal dos tempos não é de reconciliação, nem de encontros e muito menos de enterrar a cabeça na terra para não ver a grande emboscada,. Há momentos na história dos países que necessitam do sacrifício supremo de seus homens e de suas mulheres: e o momento é hoje.

(Tradução livre do Editor)
-0-0-0-0-

Tem só dois probleminhas: nem o Brasil é Venezuela, nem nossa tradição histórica é espanhola: caudilhesca, autoritária e elitista; mas portuguesa: constitucional democrática e popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário