sexta-feira, 19 de março de 2010

A ditadura cubana está deteriorando

[Transcrito e traduzido do blog Generación Y, editado bravamente por Yoani Sanchéz, uma valente cidadã cubana, residente na cidade de Havana, Cuba]

Estão vindo tempos difíceis. Sou otimista a longo prazo, mas sinto mal-estar ante os anos que se avizinham. Há um raiva acumulada muito grande. Inocularam sistematicamente entre nós o repúdio à opinião diferente e isto não se apaga em pouco tempo. Ontem, quando vi uma dona-de-casa gritando em tom vulgar "a gusanada* está revoltada" - referindo-se à passeata das "Damas de Blanco"** - constatei quão longo é o caminho da tolerância que se estende à nossa frente. Aprender a debater sem ofender, a conviver com a pluralidade e a respeitar as diferenças, terá que se contituir em disciplina obrigatória em nossas escolas. Será um longo processo fazer entender a todos que a diversidade não é uma enfermidade, mas um alívio..

Temo que o grito tenha tornado-se crônico para nós e que a bofetada continue sendo a via mais rápida para calar a outrem. Estremeço ao pressagiar uma Cuba onde se continuua atacando física e legalmente alguém por sua filiação política ou sua tendência ideológica. Que triste país teremos se para as autoridades segue parecendo natural castigar àqueles que contradizem a opinião oficial. Já me faz bastante doente uma sociedade que assiste passiva à violência que sofreram ontem umas mulheres pacíficas com gladíolos em suas mãos. Porém, o sectarismo não parou alí, mas tentaram justificá-lo e para tanto prepararam às pressas um roteiro para o programa mais tedioso da televisão cubana: a Mesa Redonda. No entanto, os telespectadores - depois de duas horas de estóica escuta - confirmaram que a ausência de argumentos deu lugar somente ao insulto, a difamação e à engôdos verbais.


Por que não se pensa em convidar, para esses aborrecidos quadros onde se faz um monólogo a cada tarde, ao menos a um par de pessoas que pensam diferente? O mais tímido e moderado dos inconformados que conheço os desnudaria com um par de perguntas e com algumas breves frases faria tombar a teoria da conspiração deles. Não se atrévem, porém. Amparados pelo poder - não há pior aliado para um jornalista - sustentados seus verbos e suas penas com as sinecuras e os privilégios, sabem que não suportariam a artilharia da crítica. E, por isso, elogiam o golpe, agitam os lemas e põem uns vídeos editados para provar que se tem de destruir ao diferente. Alimentam o fanatismo, esse germe que ameaça prolongar-se mais além do que suas próprias vidas: o legado de ódios e de desconfiança que pretende deixar-nos este sistema.


*  = verme: nome pejorativo com que chamam aos dissidentes políticos do regime cubano.
** = Damas de Branco: mães, esposas e filhas de presos políticos cubanos por "crime de consciência".
-----------------------

Curso intensivo de sandices comunistas

O Tenente-Coronel Comandante Chavez, virtual Ditador da Venezuela, instituiu, segundo o jornal TalCualDigital, de Caracas, que todo o candidato à Assembléia Nacional, deve receber um curso de Marxismo. O próprio Chavez deverá sabatinar pessoalmente a cada um dos 167 aspirantes aos cargos. Os 'alunos' devem ler, obrigatoriamente, os seguintes livros: Reforma e Revolução, de Rosa de Luxemburgo, O Manifesto Comunista, de Karl Marx e Cuba e a Revolução, de Che Guevara.

Não obstante, avisa ele que a leitura é só para ajudar a criar a verdadeira ideologia 'bolivariana', pois o comunismo está defasado, como diz que Fidel lhe disse: essa ideologia de que o proletário é o motor da História não existe mais, pois o Marx nem mesmo intuíra a telemática e a informática.
----------------------------

Imagina só que tropa de desmoralizados deve ser esta Assembléia. Mandados e desmandados servilmente por um maluco destemperado cujo fim se vislumbra trágico.

------------------------

quinta-feira, 18 de março de 2010

Os ativistas do IRA são melhores do que Cristo!


O jornal TalCualDigital, de Caracas, lembra o fato de que quando "em 1981, a senhora Margaret Thatcher, então Primeira Ministra da Inglaterra, deixou  morrer dois ativistas do IRA irlandês, que estiveram mais de dois meses em greve de fome, um proeminente líder político fez uma declaração pública que vai a seguir transcrita: 'A teimosia, a intransigência, a crueldade, a insensibilidade ante a comunidade internacional, do governo britânico frente ao problema dos patriotas irlandeses em greve de fome até a morte, recordam a Torquemada e à barbárie da Inquisição da Idade Média. Os tiranos tremem perante homens que são capazes de morrer por suas idéias! Depois de sessenta dias de greve de fome, o que foram os três dias de Cristo no Calvário, símbolo durante séculos do sacrifício humano, ao lado desse exemplo? É tempo de pôr fim, através da denuncia e da pressão da comunidade mundial a essa repugnante atrocidade!" Isto foi dito em 18 de agosto de 1981. Quem o disse? FIDEL CASTRO. Não é preciso nenhum comentário. Basta recordar que o mesmo deixou morrer o preso político cubano Orlando Zapata, em greve de fome atá à morte."
---------------


Os brasileiros agora já sabem inclusive, de onde o Lula tirou a falta de respeito com Deus e com seu filho Jesus Cristo. Veio de seu patrão e chefe, Fidel. Os comunistas odeiam a própria idéia de Deus e riem-se, entre eles, daqueles que têm fé!

------------------------

Lula é chamado de Filho da Puta na Venezuela

Crônica do jornalista venezuelano Simón Boccanegra, no famoso jornal eletrônico TalCualDigital, de Caracas. No original do idioma de Cervantes:


"Filho de puta




Cuando Lula ganó las elecciones en Brasil apareció un gran éxito de librería con el título O Filho do Brasil, lo cual quiere decir El hijo de Brasil. Más recientemente, y con base en ese libro, se produjo una película con el mismo título y el mismo tema: la carrera del chamo nordestino, que desde la miseria llegó a la presidencia de su país, a través de años de lucha dura y sacrificada, sobre todo durante el tiempo de las dictaduras militares.


Pero cuando este minicronista lo oye hoy, filosofando sobre la "justicia" cubana y sobre los presos políticos cubanos, lo que provoca decirle es que, en verdad, es un filho de puta. Me importa un rábano que haya hecho una gran presidencia, que su popularidad sea enorme, que haya combinado la sensatez macroeconómica de Cardoso con su propia sensibilidad social, para mejorar significativamente la suerte de sus compatriotas más pobres.


Me importa un pepino que forme parte de una izquierda moderna, muy diferente a esta estafa, dizque izquierdista, que ha montado Chacumbele aquí.


Lo que ha dicho sobre los presos políticos de Cuba, comparándolos con los delincuentes comunes, presos en las cárceles brasileñas, es una canallada imperdonable, que me hace perderle todo el respeto que le tuve. Se puede compartir o no el recurso extremo de la huelga de hambre, pero lo que no se puede hacer y Lula lo hizo es basurear el inmenso espíritu de sacrificio de quienes, frente a una dictadura como la cubana, prácticamente recurren al suicidio para hacer valer sus derechos. Porque huelga de hambre en Cuba es arrostrar el peligro real de muerte. Es como haberle hecho una huelga de hambre a Hitler. Si Lula no tiene el coraje moral y político de reclamarle un comportamiento civilizado y humano al gobierno cubano, que sería lo apropiado, lo decente y lo de una izquierda que se respeta a si misma, podría tener, al menos la vergüenza de quedarse callado.




=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
[Tradução livre]

"Filho da puta


Quando Lula ganhou as eleições no Brasil, apareceu um grande êxito de livraria com o título O Filho do Brasil, o que quer dizer el hijo de Brasil. Mais recentemente e com base nese livro, foi produzido um filme com o mesmo título e o mesmo tema: a carreira do retirante nordestino, que partindo da miséria chegou Á presidência de seu país, através de anos de luta dura e sacrificada, sobretudo furante o tempo das ditaduras militares.


Mas quando este modesto cronista o escuta hoje, filosofando sobre a "justiça" cubana e sobre os presos políticos cubanos, leva-me a dizer que, na verdade, ele é um filho da puta. Pouco estou ligando que ele tenha feito uma grande presidência, que sua popularidade seja enorme, que tenha combinado a sensatez macroeconômica de Cardoso com sua própria sensibilidade social, para melhorar significativamente a sorte de seus compatriotas mais pobres.


Dou um pepino que ele faça parte de uma esquerda moderna, muito diferente dessa canseira, diz-se que esquerdista, que o Chacumbele montou aqui.


O que ele disse sobre os presos políticos de Cuba, comparando-os com os delinquentes comuns, presos nos cárceres brasileiros, é uma canalhice imperdoável, que me faz perder todo o respeito que nutrí por ele. Pode-se aceitar ou não o recurso extremo da greve de fome, porém o que não se pode fazer, e Lula o fez, é jogar no lixo o imenso espírito de sacrifício dos que, frente a uma ditadura como a cubana, praticamente recorrem ao suicídio para fazer valer seus direitos. Porque greve de fome em Cuba é enfrentar um perigo real de morte. É como ter feito greve de fome contra Hitler. Se Lula não tem a coragem moral e política de pedir um tratamento civilizado e humano ao governo cubano, o que seria apropriado, decente e de uma esquerda que respeita a sí mesma, poderia ter tido, ao menos a vergonha de ficar calado.

----------------------------

Nunca antes na história do Brasil um de seus presidentes foi chamado assim na imprensa internacional. Que vergonha! Desnecessário comentar.

-----

quarta-feira, 17 de março de 2010

Surrando mulheres e mães

Como informado pelo jornal La Prensa Honduras, cerca de trinta mulheres conhecidas como "Damas de Blanco", esposas e familiares de presos políticos cubanos, foram agredidas por trezentas outras mulheres partidárias do governo, sendo retiradas à força da praça onde estavam reunidas em protesto pela desumanidade do regime para com os presos políticos por "crime de consciência".
Laura Pollán, lider das "Damas de Blanco" disse, por telefone, "que o governo está encurralado e por isso faz estas coisas.


Lembra os protestos incansáveis e não-violentos das "Mães da Plaza de Mayo", na Argentina, na década retrasada. O regime ditatorial cubano, dos irmãos militares Castro, está com seus dias contados. Que bom que ainda pegassem a múmia do Coma-andante viva, para processá-lo por todos os assassinatos que ordenou.

--------------------

Pego com a boca na botija.

O jornal La Prensa Honduras noticiou que o presidente da Venezuela admitio que recebeu  o falecido líder guerrilheiro das FARC em uma reunião secreta que durou pela noite toda na residência presidencial. Segundo o mandatário bolivariano, ele assim fez aos pedidos insistentes do então Presidente da Colômbia Andrés Partano, para estudar maneiras de celebrar a paz entre eles. O fato foi imediatamente desmentido por Bogotá.

Pelo visto, a mentira é um vício inerente aos líderes militares comunistas como o Tenente-Coronel Hugo Chavez e o General Raul Castro, e de seus obedientes servos: Lula e Zelaya.

--------------------

Indústria venezuelana: sérios problemas

Segundo o jornal venezuelano El Nacional, a Confrderação das IndústirasVeznezuelanas - COINDUSTRIA, a indústria nacional "opera, na média, um pouco mais da metade de sua capacidade total, devido à instabilidade política e econômica e a falta de divisas e de fornecedores."
-----------------

A corrupção grassa em Cuba.

[Transcrito e traduzido do blog Generación Y, editado bravamente por Yoani Sanchéz, uma cidadã cubana, residente na cidade de Havana, Cuba]

Um temporal de acontecimentos está caindo sobre Cuba. As primeiras gotas chegaram tão logo iniciou janeiro, com a morte por desnutrição e frio de várias dezenas de pacientes do Hospital Psiquiátrico de Havana. O aguaceiro de problemas piorou ao falecer Orlando Zapata Tamayo, empurrado até o verdadeiro fim pela desídia de seus carcereiros e a teimosia de nossos governantes. Sobreveio então a greve de fome do jornalista Guillermo Fariñas e com ela nossas vidas caíram no centro de um tornado político e social cujos ventos de furacão crescem a cada dia.


Paralelamente a essas tempestades, uma sequência de possíveis escândalos por corrupção está colocando em xeque o poder em Cuba. Segundo rumores, tem-se sabido de certos ministros com maletas de dólares escondidas em cisternas, de negociatas comerciais cujos dividendos vão para as mãos de poucos e fábricas de suco cujas enormes mais-valia são retiradas a toda a velocidade do país. Entre os implicados, parece haver homens que desceram da ‘Sierra Maestra’ e que enriqueceram outorgando licitações a empresários estrangeiros que lhes davam gordas comissões. O Estado tem sido saqueado pelo próprio Estado. O desvio de recursos chegou a níveis onde roubar um pouco de leite no armazém parece uma brincadeira de criança. Os donos do poder nesta Ilha pegam às mãos cheias e rapidamente, como se intuíssem que o temporal de hoje terminará por derrubar-lhes o teto sobre suas cabeças. Dá a impressão de que este país está em liquidação e muitos – a partir dos fardados em verde-oliva – aproveitam para levar o pouco que nos resta.

A imprensa, calada, embora continuando a nos falar de glórias passadas, de aniversários que acontecerão, afirma que a Revolução nunca esteve tão forte. Por detrás do palco, sucede-se uma série de expurgos e as auditorias palpam as vísceras de nossas finanças para determinar que nada é possível fazer diante do avanço da corrupção.
A geração dos históricos não somente nos assinalou o caminho da simulação, mas também semeou a idéia de que os cofres da nação se manejam como o bolso pessoal. As águas negras das misérias éticas e morais, que eles mesmos têm alimentado e propiciado, acabarão por afogar a nós todos.

Este é o fim que se aproxima para Cuba, depois que meia dúzia de espertalhões terem explorou e logrou a boa-fé da malfadada, descuidada e mal informada geração pós-Fulgêncio. Preparam o mesmo quadro agora para o Brasil. Para conseguí-lo, basta a desatenção e a indiferença de uma geração que não ame ao país e o entregue à sanha dos fanáticos e desumanos ativistas da esquerda.

-------------------------

terça-feira, 16 de março de 2010

Que vergonha mentir para as pessoas!

Apareceu, hoje, nas 'Notícias', do Google, um artigo de um cidadão de nome Nahum Sirotsky,  correspondente iG em Israel, simplesmente deixando a entender que nunca antes na história de Israel um chefe de Estado estrangeiro foi tão ansiosamente esperado, e que a presença dele praticamente alterou profundamente a rotina dos israelitas.
Que ele, inclusive, não aconselhava Lula a sair incógnito, pois seria impossível. Qualquer pessoa o reconheceria. Afinal, ele é um ídolo para o povo israelense.
Não sei se esse 'jornalista' do "nunca antes na história"  é brasileiro, mas o sobrenome combina com a família economicamente poderosa que comanda a mais poderosa rede de rádio, jornal e televisão do sul do País, afiliada da Rede Globo de Televisão.
Não afirmo nada, mas que tristeza de jornalismo está se fazendo nos meios mais poderosos de mídia. Nem têm seus preços debatidos, pois já se encontram em perene estado de liquidação. Estão, falando no popular, "no balaio".
Pelo amor de Deus! Hoje, qualquer um acessa todos os mais importantes jornais do mundo on-line. Desconhecer isso é achar que somos povo das cavernas, ou, então, pensam que moramos em Cuba, e, proximamente, na Venezuela, onde, por esse vero motivo controlam e censuram o acesso à Internet.


-------

Um beco sem saída - Cuidado!

Conforme a IRNA (Agência Iraniana de Notícias), o embaixador do Irã no Brasil, Mohsen Shaterzadeh, disse que a visita de Lula ao Irã foi confirmada.
Ele afirmou que não é um exagero dizer que a visita do presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad ao Brasil foi uma grande vitória.
Segundo ele, os Sionistas tentaram todos os truques existentes para sabotar a viagem do presidente iraniano ao país Latino Americano, mas falharam em conseguir. Argumentou que o sucesso da visita foi uma séria derrota para os Sionistas. A firme disposição do chefe oficial do Brasil em viajar para o Irã será uma dupla derrota para eles, acrescentou.

Asseverou que, embora a mídia estrangeira tente impingir a idéia de que a viagem à Teerá possui objetivos políticos, o foco principal da visita é estabelecer cooperação mútua, especialmente no campo econômico.
Dadas as conquistas dos dois países no campo da tecnologia do uso pacífico da energia nuclear, eles provavelmente colaborarão neste campo no futuro, disse o embaixador.
Ele enfatizou finalmente que o Irã e o Brasil são as duas mais importantes economias no mundo [sic] e existem muitas áreas de cooperação para elas.

Duas coisas para serem assinaladas, tirando a "boutade" sobre as duas economias:
1 - certa maneira de dizer, indiretamente, que o Brasil recebeu o presidente iraniano para afrontar Israel, e que irá àquele país para afrontar mais ainda, o que é grave;
2 - uma comunicação de que já houve conversações sérias para a cooperação em assuntos atômicos entre os dois países, ao arrepio da ONU.
Isto pode levar o Brasil para um caminho sem retorno fácil, como em Honduras, que terminou de maneira humilhante para nosso país.

----------

segunda-feira, 15 de março de 2010

Uma bobagem atrás da outra. Êta 'bixinho burro, sô!'

O Ministro do Exterior israelense, Avigdor Lieberman, não compareceu quando do discurso de Lula no Knesset israelense, em repúdio à negativa do presidente brasileiro em depor uma coroa comemorativa no túmulo de Herzl, o fundador do Sioninismo. Tampouco compareceu a outras reuniões com lideranças.

O Ministério israelense buscou minimizar o sucedido dizendo que o que houve foi somente um equívoco de protocolo.

Não obstante, o tesoureiro do Movimento Sionista Internacional, Haggai Merom, declarou que a ação de Lula da Silva foi "um insulto aos cidadãos de Israel e a todas as comunidades judáicas através do mundo, incluíndo a comunidade judáica no Brasil."

Merom disse que evitar de depositar uma coroa no túmulo de Herzl durante uma visita oficial de Estado, "é o mesmo que negar-se a visitar o túmulo de Mustafá Kemal Atatürk, na Turquia, ou a tumba de Mahatma Gandhi, na Índia."

Lula já prontificou-se, naturalmente, a depositar uma coroa de flores no túmulo do Arafat, tão polêmico quanto o sionista, mas, para Lula, do lado certo do mundo dele, dos assassinos siameses chamados Castro, do Tenente-Coronel Chavez e do novo amor da turma, o cruel e ditadorial líder iraniano.

-----------

domingo, 14 de março de 2010

O Pafúncio que não teve infância!

A retórica auto-elogiosa, pedante, arrogante, cheia de soberba, infantilóide, dirigida a povos com as mentes lavadas, é uma espécie de doença em 'líderes' de países dominados por ideologias radicais de esquerda, ou subjugados por fanatismo religioso.
É o caso do Tenente-Coronel Hugo Chavez, da Venezuela - já beirando a esquizofrenia; do Evo Morales, da Bolívia - este, meio histriônico; dos Castros, os donos da Fazenda Cuba - caducos e completamente esclerosados; do Lula - "nouveau riche", lambuzado por não saber como se comporta alguém a quem 'deram' responsabilidades, e finalmente, ao maluco do Irã, o Ahmadinejad.
Falam pelos cotovelos, sempre de má-fé, sempre exalando ódio - como os discursos do grande gênio da esquerda, em enganar pessoas,  Adolf Hitler.
O iraniano agora, anda dizendo que os EUA estão fazendo uma "guerra cibernética" contra o Irã, porque incentiva o povo iraniano a ser oposição ao governo, através da Internet. Século XXI, viu? Durma-se com um barulho desse.
Disse, ainda, que o Irã, de uma potência regional tornou-se uma potência mundial, cuja influência já atinge os países da Ásia, África e América Latina, tirando-os, principalmente aos últimos, da órbita 'satânica' dos Estados Unidos. É claro que nestes está incluíndo ao Brasil e à Venezuela como seus mais novos seguidores. E o Lula pensando que dá as cartas, mas, pelas declarações do outro, mal serve para varrer o cassino onde joga o seu chefe estrábico.
O mais interessante é que eles mentem descaradamente, e se dão importância que não têm. Por exemplo, a viagem do Lula ao Oriente Médio, onde faz parecer, através da vendida e desmoralizada imprensa diária brasileira, que todos o estão esperando, ansiosos, e que os olhos do mundo se voltam para o evento. Mas, nos principais jornais de cada Estado ou região envolvida, não há nenhuma menção - hoje - de tal visita. Não que ele não vá, afinal os países não fazem a descortesia de negar visitas de outros chefes de Estado - a não ser se dela possa resultar algum dano. Mas, como somente quem tem Poder pode causar algo, Lula não oferece o mínimo perigo. Sua presença, tanto para israelenses quanto para palestinos, é irrelevante e indiferente.
Mesmo para o Irã, cujo presidente foi 'paparicado' pelo Planalto quando veio ao Brasil, e cuja presença foi motivo de muito noticiário nacional, não parece dar importância, pois a imprensa dele não está dando nenhuma notícia sobre a próxima visita de seu 'criado' tropical ao país que mata covardemente seus opositores, mesmo os jovens. Conclusão: grau de influência de Lula nesses "affairs": ZERO!
Fiz uma revisão dos principais jornais europeus e norte-americanos e, com exceção do Le Monde, da França, nenhum deu a mínima 'pelota' para a visita-passeio turístico do Lula. No caso francês, é claro, o 'puxa-saquismo' tem explicação: vender "aviõezinhos' de segunda categoria para o único tolo (?) em potencial (e por preço exorbitante)!