sábado, 6 de março de 2010

Macho, mas para os de casa...

Segundo La Prensa Hondurenha, o presidente da Venezuela abriu uma corrida armamentista na América do Sul, comprando mísseis terra-ar e tanques soviéticos de última geração, para defender o país de quem for. Disse, além disso, em sua alocução diária de escuta obrigatória, que estavam chegando uns 'foguetitos', que não falham  advertiu. Era só montá-los, simplesmente, e simplesmente lançá-los, falou. Frisou aínda que alcançam 300 km. Ao falar, fazia os ruídos de foguetes sendo lançados e explodindo. Aproveitou para anunciar que a Venezuela vai desenvolver a energia nuclear para fins pacíficos, como a tem a Argentina e o Brasil.

Como venho advertindo, o tenente-coronel Chavez não pode mais parar. Desenvolve, inexoravelmente, um movimento que sofre aceleração constante. Chega um momento que o atrito é demasiado e a queima é impossível de ser evitada. Está na cara que o alvo é a Colômbia, e as bases americanas lá construídas. Coitado, está esclerosado!

Os cães ladram enquanto a caravana passa.

 O governo de Honduras do Presidente Porfirio Lobo, deverá entabular negociações com o Fundo Monetário Internacional (FMI) com o qual já está acertando as próximas ações de reatamento de negociações.

Um acordo com o FMI abrirá as portas ao governo de Lobo dos fundos externos que necessita com urgência, depois de haver recebido um país em bancarrota devido à crise financeira mundial e à crise política causada pelo golpe de Estado.

(jornal la Prensa de Honduras)

Como se vê, tudo volta à tranquilidade democrática em Honduras. O Brasil, engasgado com atitudes diplomáticas burras e comprometidas com interesses não nacionais, mas ideológicos, além de ter manchado a secular reputação de não-intervenção do Brasil, e mesmo não reconhecendo o novo governo, acaba emprestando dinheiro através do FMI. Coisa triste ser insignificante e achar que é galo!

Agiganta-se a Direita na Holanda!

O Partido da Liberdade, liderado por Geert Wilder,  ganhou 24 das 150 cadeiras do Parlamento da Holanda, nas eleições municipais, segundo informa o jornal espanhol El País, o que ameaça dinamitar o mapa político holandês, pois formará a teceira força política dificultando a formação das coalições do Governo. Em junho acontecerão as eleições gerais. O êxito do Partido da Liberdade reflete a repulsa popular as partidos tradicionais.

Mais uma vez o socialismo demonstra um certo esgotamento ideoógico-operacional, pois quando consegue algum resultado econômico é sempre à custa de uma diminuição do indivíduo. O homem, gostem ou não, sente-se diminuído ao ser conduzido como boiada, mesmo gorda e luzidia.

Inflação na Argentina!

Conforme publicado no El Clarín, o aumento do índice de Preços ao Consumidor (IPC) para 2,9 % em fevereiro, indica que a inflação argentina estás entrando em "espiral", isto é, está crescendo, hoje, num ritmo de 40% ao ano. Assim asseguram os analistas financeiros de Buenos Aires da equipe de investigação da Universidade de Buenos Aires (UBA) liderada por Graciela Bevacqua, a ex-funcionária do Indec, encarregada de elaborar o polêmico indicador oficial.

O problema da Argentina é grave economicamente. Sua indústria está sucateada e é pouco diversificada. (Viva JK, no Brasil!). O petróleo está com preços estáveis e fora da ciranda artificial de aumentos, a agricultura e a pecuária, fundamentos da balança comercial argentina têm enfrentado problemas reiterados com o governo. Os empregos faltam, a condição de vida da classe média decai aceleradamente, se é que já não bateu no fundo do poço. O país tem pouca opções de mudança em sua economia. Mais uma vez o populismo enterra uma nação. Além disso, empresas familiares geralmente não suportam duas gerações. O Brasil que coloque as barbas de molho, pois isso (a inflação) pega de galho!

sexta-feira, 5 de março de 2010

Ninguém deu a menor bola para o fato

Não apareceu nenhuma alusão à reunião de Hillary e Lula sobre a proposta de sanções sobre o Irã, com a sua negativa peremptória, bombástica, corajosa e independente (ao menos para a imprensa brasileira). A agência iraniana de notícias (IRNA) cita o Brasil e a Turquia como apoiadores, mas num artigo que elogia o apoio majoritário dos Não-alinhados. Nada tem a ver com a visita aludida, portanto.
A imprensa de Israel, nem isso, mesmo quando alerta, através do jornal Jerusalém Post,  para o fato de que a Coréria do Norte estaria montando no Irã estruturas de lançamento de mísseis atômicos.

Dá para notar que a importância do sim ou do não brasileiros não faz a mínima diferença no problema e que, obviamente, o Brasil - ou melhor, o Lula - não tem essa bola toda.

Cristina perdendo a compostura!

Conforme O Clarin, a presidenta argentina Cristina Kirchner disse, ontem, em cadeia nacional que alguns juízes praticavam "abuso de poder", fazendo clara alusão à decisão da juíza Rodrigues Vidal de suspender o decreto que liberava o uso das reservas monetárias do Banco Central da Argentina, chegando a fazer comentários maldosos sobre a vida privada da magistrada, a quel responde no dia de hoje que não iria responder sobre assuntos privados, mas avisava que no caso de não ser cumprida a ordem judicial, o governo incorreria em "delito de deobediência", podendo haver multas pecuniárias ou até mesmo ser aberta uma ação penal.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Cristina está se debatendo!

O jornal argentino El Clarin noticia que a Justiça argentina vetou a eficácia do novo decreto presidencial permitindo o uso das reservas do Tesouro Nacional para quitar dívidas públicas com forncedores privados. A presidenta Cristina Kirchner disse em cadeia nacional de televisão que considerava isto uma intromissão indevida; que a oposição dissesse, então, com o que as dívidas deveriam ser pagas. Falou ainda que a convocação da nova presidenta do Banco Central, Marcó del Pont, era uma vingança contra a Presidência da nação.
A recém nomeada presidenta do Banco Central não foi ao Congresso, desobedecendo à convocação do mesmo, embora tenha dito que aceitou a "liberação" das Reservas porque estava sendo requerida por documento legal.
O Senado argentino, com maioria oposicionista, já se movimenta para destituí-la de seu cargo.

Os governos de esquerda na América Latina já começam a dar sinais de desgaste . O populismo é sempre assim: engana, ilude, tergiversa, até que cansa.

Sempre Chavez...

O jornal El Universal, de Caracas, analisa o confronto entre a Audiência Nacional espanhola, tribunal que trata, dentre outras causas, do crime organizado, e o Governo venezuelano, pois, segundo o magistrado espanhol, há indícios da "cooperação" do Governo da Venezuela em uma suposta aliança estabelecida entre o ETA e as FARC, para cometer atentados contra altas autoridades colombianas em território espanhol. O esquema teria contemplado, inclusive, treinamento em conhecimento e uso de explosivos de membros do ETA em território venezuelano, e teria sido organizado por alguém muito próximo a Hugo Chavez. Este negou tudo e disse que não devia explicações a ninguém. Que tudo não passava de um 'atentado" da direita européia para derrubar seu governo socialista pacífico

O problema de Chavez é classico. Pode-se usar uma alegoria para explaná-lo: "É como rato em chifre: quanto mais entra mais se aperta". E todo o santo dia ele tem de fazer alguma presepada para manter a alta tensão em seu governo. Este tipo de situação não tem volta. É só questão de tempo. O que este pessoal da esquerda jamais se dá conta é de que não se consegue eliminar aquele que vai substituí-lo.

E se acha importante...

Em longo artigo hoje, que analisa a proposta de severas sanções ao Irã em razão de sua negativa em se adequar ao acordo internacional de não proliferação de armas atômicas por parte da ONU, o jornal New York Times cita, em meia dúzia de linhas, a visita de Hillary Clintos ao Brasil, onde diz do fracasso das negociações sobre ditas sanções, e enfatiza dois pontos básicos: Lula já tinha falado de sua decisão antes de conversar com ela; o voto do Brasil - como membro temporário, sem poder de veto - não é necessário para a aprovação da proposta.

O convite era, no fundo, formal. Tão pouca importância internacional tem o fato, quer dizer, a resposta brasileira - a não ser, claro, para os nacionalistas tontos do Brasil - que nem foi noticiado nos principais jornais do Irã e de Israel, e isto perto da visita de Lula a estes países. É só 'papagaiada' para público interno. O Brasil está menor politicamente a cada momento que passa e a cada decisão tomada 'nas coxas' pela diplomacia brasileira. Conselho: para ser independente não é necessário ser prepotente. Vai quebrar a cara. É só esperar.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Nada igual à liberdade da esquerda de Fidel.

O Governo cubano voltou a negar a permissão de saída do país para a 'blogueira' Yoani Sánchez, a qual estava convidada para o V Congreso Internacional de la Lengua Española, no Chile, que acabou suspenso pelo terremoto do sábado passado, informou seu esposo, Reinaldo.
Segundo Escobar, a 'blogueira' recebeu, na segunda-feira, em um escritório de imigração, em Havana, a negativa para viajar, e onde lhe disseram: "de momento não tens permissão para sair."
Sanchez, de 34 anos, estava convidada para falar sobre o uso do idioma espanho em espaços como o Twiter, na Internet.

Yoani Sanchez edita um 'blog' - página pessoal - com notícias e comentários sobre Cuba. Seu 'blog' hoje famoso no mundo todo, que se chama: Desde Cuba, é um corajoso ato de liberdade e dignidade pessoal.

O endereço para ser acessado (e vale a pena) é: www.desdecuba.com.

Apaixonado pelo Irã

Foi divulgado no Jerusalem Post, de Tel-Aviv, que a Secretária de Estado Hillary Clinton assegurou que os EUA pretendem que a ONU ordene sanções econômicas severas contra o Irã ainbda antes da Reunião Anual, por causa da recusa desse país em obedecer aos protocolos mundiais sobre a produção de urânio enriquecido. Desde que o Brasil é membro tem´porário do Conselho de Segurança, ela veio buscar apoio, e disse que iria demonstrar ao presidente do Brasil o enorme alarma mundial em relação às atividades iranianas. Diz o jornal israelita que o Presidente do Brasil tem íntimas relações com o Irã.

O que ela não contava era com a baixa qualidade de Lula como estadista, pois, mesmo antes de recebê-la, ele disse, num convescote com empresários brasileiros, que a decisão dele, pró-Irã, já estava tomada e que não voltaria atrás. Mesmo o mais tacanho dos negociadores sabe que jamais se diz o que está pensando, mas vai negociando em etapas. Mas, é claro, seria esperar demais. Falar nisso, nesse evento em que ele estava seu estado era algo alterado, talvez com raiva dos EUA.
De outro lado, o nosso vergonhoso chanceler, sem nenhuma moral ou vergonha de nada decidir, ainda disse que se os EUA quisessem contar com a boa vontade e a simpatia do Brasil, deveriam, antes de mais nada, levantar o bloqueio econômico sobre Cuba. Será que o Obama chorou, tremeu, ou sorriu, complacente com os inconstanstes, da petulância? Deve ter perguntado aos assessores: ele bebeu, é?

Está terminando o oba-oba da esquerda-caudilhesca!

Deu no jornal El Clarín, que a oposição argentina logrou em poucos minutos o que lhe escapara na semana passada: impor a maioria nas 25 Comissões do Senado e a presidência de 13 delas. Aprovou, ainda, distintas agendas para tratar na semana que vem do novo decreto da presidenta Cristina Férnandez Kirchner sobre o uso das reservas cambiais argentinas, e convocou a nova titular do Banco Central, Mercedes Marcó del Pont. Além disso votou para que o Ministro da Economia, Amado Boutou seja interpelado em sessão do Senado.
O fato é um duro golpe no peronismo populista e, segundo o jornal El País, da Espanha, é reflexo da derrota da situação nas eleiçoes legislativas de junho passado.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Recados da Cuba valente

Alguns comentários, entre dezenas, postados no blog Genaración Y, administrado por uma valente jovem cubana moradora de Havana. Estão no original. Os destaques são nossos:


Esteban Febrero 28th, 2010 en 16:17
"Presidente Lula da Silva es un mentiroso y un demagoho payaso.Los brasileños debería estar avergonzado del presidente que tiene!La diferencia de Lula a sus amigos, es que los dictadores de Irán, Venezuela y Cuba tienen el coraje de mostrar el verdadero rostro.Vergonzoso fracaso y la amistad de Lula da Silva, con los dictadores.
Lula da Silva , un hombre que tiene miedo de mostrar el verdadero rostro !Presidente Lula da Silva y sus amigos de Irán, Venezuela y Cuba la vergüenza del mundo, con sus actitudes demagógicas y cobardes
".

Pelayo Febrero 28th, 2010 en 12:53
"Hay,escritos mios,que aqui se han rechazado,cuando hblo de algunos mandatarios,complice de la dictadura cubana,yo vivo en tierras de libertad,explico esto,porque mi opinion,es mia y no me escondo dtras de un pc,para emitirla,hoy leo en el Nuevo Hraral,el escrito,tan ridiculo,que hacer referente a ORLANDO ZAPATA TAMAYO,El Gobernante del desgobierno cubano pretende confundir a la poblacion de cuba,no tubieron el valor de permitir que sus hermanos de lucha lo despidieran,rodearon su casa,y todos los que savemos que es un herue de la patria defensor de los derechos humanos y las libertades individuales del ser humano,murio por cuba,murio por una causa justa,que hoy el Desgobieno de Cuba lo Quiera Catalogar de Delincuente,Comun,nadie cree en eso,la riza ironica del Presidente del Brasil,al lado de un asesino como lo es Raul,lo hace complice de ese asesinato,murio un hombre por los Derechos del Ser Humano,lo que pago con su vida por defender la libertad y la dignidad de aquellos que no la tienen,como los que desgobierna cuba y aquellos mandatarios que se han plegado a ese gobierno asesino".

Fernadez cardiloscon Febrero 28th, 2010 en 09:09
Para os Brasileros e peço desculpas por meu péssimo português que foi cudadozamente traduzido en Google .
DEFINITIVAMENTE LULA DA SILVA TIENE SE REBELADO UN PESIMO EXEMPLO NO QUESITO POLITICA EXTERNA.
Na pratica tem sido um dezastre por ser amigo ditacdores e ser mentiroso como bem diz los brasileros .Tenho vizitado Blogs en Brasil e na America latina recentemente e tenho visto que muitos criticam o Lula da Silva por sua atitude covarde em criticar Orlando Zapata (O Prezo político Morto) e não ter tido coragem de criticar sus amigos ditacdores.Tenho Observado também nas mensagens que muitos no Brasil e na America latina chamam Lula de demagogo, mentiroso, corrupto e mascarado por ser amigo de ditacdores e Omisso na questão da democracia e direitos humanos .Estou conviencido que Lula realmente es mascando, demagogo e muito mentiroso quando afirma que nao recebeu a carta avizando sobre a situacción de Orlando Zapata.O pior é que em Cuba tien mais de 200 presos políticos siendo torturados por simplesmente terem criticado El gobierno comunista e ditacdor de Cuba.Um Absurdo e Lula da Silva no Levanta su VOZ para criticar SUS amigos ditacdores e EXIRGIR a soltura dos los presos políticos em Cuba.Una coisa é cierta, se fosse os USA, Europa, Honduras, Colômbia ou Israel que estivessen faziendo este absurdo de manter los presos prezos políticos e torturá-los , com certeza o demagogo do Lula da Silva sairia pelo mundo exigindo a soltura dos prezos políticos Cubanos.Los brasileros tem miesmo que terem vergonha do presidente que tienes .Tenho certeza que la maioria de los Brasileiros como a maioria do povo no mundo não concordan e não compartilham das opinións e actitudes do Lula da Silva.Actitude as quais vergonhoza para os brasileros e para o mudo.Infelizmente isso es fato .
Fernadez cardilosconCuba. Viva a democracia en Cuba con Apoio ou no de Lula !"


Prohibido Olvidar Febrero 28th, 2010 en 07:48
La Asamblea de la Resistencia Cubana, protesta en el consulado de Brasil en Miami por la actitud vergonzosa del presidente Lula Da Silva, quien se abrazaba a los dictadores cubanos mientras Zapata Tamayo moria. Vea el video:
http://www.youtube.com/watch?v=GlhlKKKXj5Q

Abandono de barco

Desde principios do ano, sete ministros saíram do governo Chávez, incluíndo o vice-presidente Ramón Carrizález. Também deixaram seus cargos os antigos titulares dos Ministérios do Meio Ambiente, o do Comércio, da Energía Eléctrica, da Cultura, da Saúde e o da Educação Superior.

(El tiempo - Colômbia)

Foram substituídos por gente mais chegada ao ditador, e mais fanáticos.

Justiça indígena boliviana de Evo e Brasil

O brasileiro Rubem Soares dos Santos, de 30 anos, acusado de estrupro e de disparar contra quatro policiais, morreu queimado no município de Cochabamba, Bolívia.
Segundo repórteres policiais, citados pelo diário Los Tiempos de Cochabamba, a morte do brasileiro aconteceu na noite de quinta-feira passada quando uns 400 moradores de Chimoré souberam da notícia da captura pela polícia do suposto estrupador e o lincharam ao incendiar a cela na qual estava detido.

(El tiempo - Colômbia)

Que vergonha para o Brasil!

Uns 2000 cubanos exilados protestaram hoje [27] em Miami (Florida, EUA) contra o governo de Cuba, ao qual responsabilizam pela morte do prisioneiro político Orlando Zapata Tamayo, que faleceu na ilha caribenha depois de uma greve de fome de 83 dias.
Josefa López, fundadora das Damas de Blanco e que se encontra no exílio, uma das oradoras, disse que não sabia quem era mais responsável pela morte do prisioneiro político, de 42 anos. "Se o aleivoso e assassino regime (castrista) ou o mundo indiferente e tantas vezes cúmplice, dentre eles o presidente do Brasil, Luis Inacio Lula Da Silva", destacou a ativista.
A menção do governante brasileiro, cuja visita à Cuba coincidiu com a morte de Zapata Tamayo, provocou eentre os participantes o meior grito de indignação de todo o evento.

(El nacional - Caracas)

E quem vai lamber Raul?

Para Andres Oppenheimer, jornalista do Miami Heralds, "a ditadura militar de Cuba - e é esta a definição, em qualquer dicionário - está em uma desconfortável posição aapós a morte do preso político Orlando Zapata, depois de um greve de fome de 83 dias, e a decisão de outros quatro dissidentes de parar de comer demandando a soltura de todos os presos de consciência".
Após analisar diversas possibilidades no tocante à repercussão do fato, diz que, em sua opinião: "a morte de Zapata não levará a nenhum levante interno. Na melhor das hipóteses, dificultará que os líderes Latino Americanos posar sorridentes para as camêras ao lado de um ditador militar com as mãos pingando sangue fresco, como fizeram em 23 de fevereiro na reunião de cúpula no México, ou como o presidente do Brasil fex em 24 de fevereiro em Cuba, ao mesmo tempo em que Zapata estava morrendo na prisão. Também pode dificultar que a Espanha, a atual presidente da União Européia, continue com seus planos de normalizar as relações da Europa com Cuba, como se este país fosse uma civilizada democracia".