sábado, 27 de fevereiro de 2010

A malfadada diplomacia de Lula

O jornalista espanhol Fernando Gualdone, do periódico El País, fez algumas considerações sobre as contradições da diplomacia brasileira sob o comando de Lula:
-fechou vultosos negócios comerciais com Cuba, mas ignorou a petição de dissidentes presos para que intercedesse junto aos irmãos Castro. Como salienta o jornal Estado de São Paulo, "Lula faz negócios sobre cadáveres".
- na Venezuela, apesar da grande influência sobre Chavez, jamais buscou aliviar a pressão sobre a oposição;
- gritou e esperneou por causa das bases americanas na Colômbia, mas nada disse sobre as ingentes compras de armamentos da Rússia pela Venezuela;
- no caso de Honduras, teve a primeira oportunidade de demonstrar sua influência fora da América do Sul, mas a crise só foi resolvida com a intermediação dos EUA;
- no Haiti as tropas brasileiras exercem o mandato da ONU, mas por ocasião do terremoto foram os EUA que mobilizaram milhares de soldados para organizar a chegada da ajuda humanitária;
- por enquanto, na América do Sul e Caribe, os resultados da política exterior do Brasil têm sobressaído mais pelos empréstimos do BNDES, pelas inversões da Petrobrás e da Construtora Odebrecht do que pela defesa das liberdades na América Latina;
- mesmo podendo pressionar Teerã para que seja transparente nos planos de desenvolvimento do programa nuclear, se esconde por detrás da “não ingerência” nos assuntos de outro país soberano;
A cautela pode ser compreensível, conclui o colunista, mas bem que Lula podia manter presente que sobre o Ministro da Defesa iraniano, Ahmad Vahidi, pesa uma ordem de captura da Interpol, solicitada pela Argentina, principal sócio comercial brasileiro no Cone Sul, pela sua suposta participação no atentado contra a sinagoga judia em 1994, em Buenos Aires, no qual morreram 85 pessoas. Para o jornalista espanhol, portanto, a “paciência estratégica”, que o Brasil diz usar, tem suas contradições.

Banes - Uma coincidência ou ironia do destino?

Não houve incidentes graves no funeral do prisioneiro de consciência cubano Orlando Sapata Tamayo, e nem poderia ser de outro modo pelo aparato policial montado na localidade de Banes, no leste de Cuba. O município foi tomado pela polícia; todos os acessos foram fechados e não foi permitida a entrada de opositores ou curiosos na cidade. A "operação' foi espetacular: mais de mil agentes, entre uniformizados ou civis, comandados por militar de alta graduação,os quais vieram acompanhando o transporte do corpo desde Havana, a cerca de 800 km da localidade. Mantiveram a pequena e humilde cidade sobre enorme pressão.
Agora, segundo a dissidência, este povoado, terra natal de Fulgência Batista, o derrotado pelos Castro, volta a fazer parte da história de Cuba, pois a morte do opositor marca "um antes e um depois para a dissidência e o Governo". Pela primeira vez a oposição encontra um motivo de união.

Querem manter a posse do galinheiro!

O atual Secretário-Geral da OEA, o chileno Insulza, pretende se re-eleger, no próximo dia 24 de março. Encontra algumas resistência por parte de governos e políticos, tanto da direita quanto da esquerda, que creêm que ele não tem defendido com suficiente energia os direitos humanos no Continente, ter contemporizado com Chavea, ter feito aproximações injustificadas para o reingresso de Cuba na Organização, além de ter fracassado no gerenciamento da crise de Honduras. A oposição poderá ser forte por parte dos EUA, que bancam 60% dos gastos da OEA. Para o periódico Washington Post ele tem "servido descaradamente aos líderes de esquerda da região, o que com frequência significou ignorar a Carta Democrática da OEA".

(Noticiado en El Pais, Espanha)

Ipsis licteris







Lula: bloqueo económico contra Cuba no tiene razón de ser, por Juan Diego Nusa Peñalver



Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República Federativa do Brasil, solicitou esta quinta feira ao presidente norte-americano Barack Obama suspender o bloqueio económico, comercial e financeiro contra Cuba, pois essa medida não tem nenhuma razão de ser.
"Como os cubanos, creio que o embargo (bloqueio) não tem razão de ser, não tem nenhuma explicação política, econômica, a Guerra Fria acabou, para o que basta tomar uma decisão” (dos EUA), disse o estadista sul-americano momentos antes de concluir sua visita, em declarações à imprensa no aeroporto internacional José Martí, onde foi desperir-se dele o presidente cubano Raul Castro Ruz
Sobre o tema requereu de Obama a mesma audácia com a qual o povo norte-americano o elegeu presidentes do EUA, e “resolva o problema do embargo (bloqueio) à Cuba”.
Depois de expressar sua alegria por esta sua terceira visita à Ilha em sua condição de chefe de Estado, destacou que foi de muita importância o encontro que teve com Fidel Castro Ruz.
A esse respeito disse que ficou muito satisfeito, muito feliz de encontrar ao Chefe da Revolução cubana bem de saúde e destacou que o encontrou falando de economia como se fosse um jovem, pensando no futuro de Cuba e da América Latina e do Caribe e, como não podia deixar de ser, pensando no futuro do mundo.
Mesmo assim, considerou a transcendência de sua reunião com o presidente cubano Raul Castro Ruz, e dos acordos bilaterais firmados na ocasião e que contribuirão para o desenvolvimento de Cuba.
Em outro momento de sua fala, apontou que foi muito significativa “esta viagem para que pudessemos aprofundarmo-nos na política de solidariedade de Cuba, do Brasil e de outros países da América Latina em relação ao Haiti”.
Explicou que leva uma proposta de Havana na esfera de saúde para que ambos os países ajudem aos haitianos à construção de um sistema de saúde.
Lula reconheceu que os cubanos são, provavelmente, no mundo, os maiores especialistas em solidariedade, “são os mais preparados e portanto queremos construir juntos para devolver a esperança para os haitianos”, asseverou.
O Presidente brasileiro assegurou finalmente que o gigante sul-americano trabalha com a firme convicção de ser o primeiro aliado da nação caribenha na política de investimentos e desenvolvimento de Cuba.
Elogiou o potencial da Ilha e acrescentou que o Brasil reúne hoje maiores condições de que há 10 anos atrás, pelo que “não vamos faltar justo na hora de discutir os projetos mais importantes para Cuba”.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Isto acima - assim mesmo, melado, encomiástico e cheio de servilismo - foi noticiado hoje pelo jornal Cubahora (está na íntegra, traduzido livremente).



Houve um tempo no Brasil em que um Presidente teve de renunciar após ter cuspido nas tradições do país ao condecorar o líder cubano Guevara, hoje comprovadamente um cruel e frio assassino, que tinha satisfação física ao matar, como o Cesare Batistti..
Pois o ‘nosso’ falastrão, que não respeita as tradições e compromissos históricos dessa nação (pois, para ele, a história começa com ele próprio – sem rir, por favor!), vai dar o dinheiro do povo brasileiro para Cuba (digo que vai dar porque Cuba jamais paga nada que recebe, sendo uma nação sem dignidade, que vive da esmola e das migalhas dos outros). Dinheiro do BNDES, quentinho, recém saído da produção de dinheiro novo que está sendo emitido, pois o PIB do país decresceu em 2009, o que, certamente, vai aumentar a inflação, que já anda ressurgindo por aí.
Este mesmo cidadão andou dizendo lá no Haiti, na sequência da viagem, para as tropas brasileiras que estão trabalhando para a ONU, que quase nunca antes o Exército tivera uma atuação tão merecedora de medalhas quanto a que estava realizando. Se ele não sabe – e muito menos o ministro ‘general da banda’ Jobin,que, por sinal, nesta vez, estava vestido como ministro civil que é, portanto sem farda de general -, que, para os militares, aquele é o serviço deles, sua rotina mesmo, como acontece na Amazônia, por exemplo) e que não requer medalhas a cada missão que realiza dentro de seu ordenamento funcional. Os militares brasileiros não se movem impulsionados pelo desejo de recompensas impróprias, e nem estão acostumados a serem paparicados e afagados como moçoilas.
Ao contrário, eu, se fosse militar, estaria devolvendo todas as medalhas “honoríficas” porventura recebidas, para selar um protesto pela amizade incondicional e o apoio irrestrito a uma nação que mata aos seus cidadãos por pura discordância de idéias. E o faria porque, conhecendo a História do Brasil do último século, seria tripudiar sobre os militares assassinados pela sanha comunista nos idos de 30.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Culpa dos americanos, como sempre
Conforme o jornal Cubahora, o presidente de Cuba, Raúl Castro, lamentou a morte do preso cubano Orlando Zapata Tamayo, que faleceu ontem, devido a uma greve de fome . O Presidente assegurou que o fato resultou da ação dos Estados Unidos, pois na Ilha não existem torturados.
Médicos cubanos em condições similares à escravidão
Os médicos cubanos, centenas deles, enviados por Cuba para trabalharem na Missión Bairro Adentro, um projeto de Hugo Chavez, foram submetidos á condições de 'escravos modernos, sob a responsabilidade da empresa petroleira estatal, conforme denúncia de alguns deles que conseguiram chegar até Miami.
Sumário de comentários dos leitores do jornal El Universal, de Caracas
- "...não tem açúcar, ovos, às vezes tem frango... não tem bebida achocolatada...
- "Não há margarina em nenhum lugar, nem açúcar, nem farinha de pão e digo como na canção 'Onde está o futuro que eu não vejo'.
- As pessoas cuidam do que está em seu carrinho [de supermercado], pois se se descuidam apossam-se das mercadorias..."
-"Têm dias que ach0 farinha de trigo e não encontro; leite está escasseando também, açúcar não tem..."
- "Faltam muitos produtos básicos de supermercados, como: farinha, açúcar e leite. ás vezes até queijo (local), e já está comum faltar produtos de limpeza. Além do sofrimento do custo da ração para cachorros. Muitas vezes tem umas e outras, e não HÁ DA MARCA BOA SENÃO MARCAS tão ordinárias como esta revolução!"
- ...além de toda a escassez mencionada, há outra, que é uma boa notícia, estão escasseando os bonés vermelhinhos."
Está faltando comida na Venezuela
Para o Ministro de Alimentação venezuelano, Félix Osorio, não está havendo desabastecimento, mas as mercadorias estão sendo compradas em demasia. Para ele, alguns cidadãos compram farinha de milho demais, para estocar, exemplifica. Além disso, disse ele, alguns compram tudo o que encontram oara revender no "paralelo". Aí, falta! Afirma é a maneira de causar um desabastecimento fictício e deixar as pessoas nervosas. Só faltou dizer que a culpa é dos EUA, aquele poderoso país que tem uma máquina de criar terremotos localizados, conforme descobriu o primeiro mandatário da Venezuela, o Tenente Coronel Hugo Chaves Frias. (El Universal)
Pior que torcida organizada de futebol
A reunião dos países latinos foi uma "chanchada". Deu de tudo, só faltou briga de soco. O Chavez, mal humorado e falastrão, como sempre, levou um 'cala boca' do Uribe, da Colombia, que lembrou o "Porque no te callas?", do Rei Juan Carlo, da Espanha. Agora, depois de umas esbravejadas mentirosa do Tenente Coronel venezuelano, para humilhar ao Presidente da Colombia, este responde-lhe com um: "Sea varón!" (Seja macho!), ao que, todo atrapalhado, retrucou o Ditador militar, sem elegância: "Váyase al carajo!" (sem tradução), e por aí afora. Como dá para ver, reunião muito apropriada... para um boteco de segunda. (jornal El Universal)
Greve de professores descontentes
Os professores universitários venezuelanos enraram em greve de 48 horas, reivindicando melhores salários em virtude da desvalorização da moeda local e o cumprimento de diversos outros compromissos que o Governo prometeu e não cumpriu desde muiotos anos. O Ministro da Educação Superior, Luís Acuña disse que era direito deles, mas que a greve não era necessária. A pressão está subindo!

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Tiquititas, pero cumplidoras...

Não é tão importante quanto pensa, o Lula
Saiu no Gramma de hoje que o Lula, a convite "del General de Ejército Raúl Castro Ruz, Presidente de los Consejos de Estado y de Ministros", chegará à Cuba em visita de trabalho [sic]. Dia ainda que durante a visita o visitante se encontrará com o "General de Ejército Raúl Castro" e visitará lugares de interesse econômico. Estranho, mas nada diz da 'entrevista' com o finado Fidel, e nem 'habla' de reconstrução e aperfeiçoamento de nenhum porto. Se é verdade o financiamento do Brasil, o Govêrno cubano nos trata como se tivêssemos obrigação de sustentá-los.

 
A Cúpula Latino americana dos "flacos"
O encontro da Cúpula da Unidade Latino Americana  e do Caribe parece uma sessão pastelão, com todos os chefes de estado fardados de roupas indígenas, se vangloriando de não terem convidado os EUA e Canadá, por terem estes outros interesses econômicos, políticos e comerciais na América. Muito choro dos mais assustadoe e 'flacos": Cristina, Hugo e Morales, principalmente, pedindo, enternecidamente, que os outros os protejam dos direitos legítimos da Inglaterra, da falência da Venezuela e da insegurança do Evo. Chavez pediu, inclusive, que se achem maneiras de impedir que falem mal dos presidentes ou dos países. O General de Exército que governa Cuba, Raul Castro, irmão do falecido, pediu que ajudassem a que os EUA terminassem com o bloqueio econômico sobre a Ilha, mesmo eles tendo "interesses econômicos, políticos e comerciais" contrários à América. Vá entender essa gente! Parecem um bando de meninos buchudos choramingando o mingau derramado.

A Cuba politicamente incorreta
Conforme o Gramma, a pauta de exportações de Cuba tem como elementos importantes de seu comércio de exportação o tabaco (charutos) e bebidas alcoólicas destiladas (tequila). Nesta semana iniciou a grande Feira de produtos de tabagismo, a expor os resultados de sua primitiva produção dos famosos charutos feitos à mão, consagrados em marcas famosas como os Cohíba, Romeo y Julieta, Montecristo, Partagás, San Cristóbal de La Habana, Trinidad y Bolívar, e outroas. Se, por acaso, o mudo para de fumar e beber para preservar a saúde e diminuir a violência, Cuba, por certo, irá à falência. Afora isto, pois, só alguns remédios, Tudo produzido em empresas estatais ou paraestatais, isto é, mistas. Quem quiser ajudar Cuba, portanto, fumem e bebam o mais possível.

Começando a 'bolivarização' do Brasil

(Traduzido do jornal Diário Gramma, órgão oficial do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba)

BRASILIA, 22 de fevereiro - O Governo brasileiro decidiu empregar o conhecido método de alfabetização cubano SIM, EU POSSO (YO, SÍ PUEDO), para ensinar a ler e a escrever, segundo a ANSA [Agência cubana de notícias]

O programa cubano, implantado em vários países da América Latina com resultados positivos, consegue alfabetizar uma pessoa depois de 65 vídeo-aulas, um tempo recorde para cursos desse tipo, que costumam durar entre seis e oito meses.
Para implementar o método, profissionais da Ilha foram enviados a cinco estados brasileiros, onde o projeto está em marcha, através do Ministério da Pesca e Agricultura do gigante sul-americano.

Em 2005, o Brasil tentou um projeto piloto do SIM EU POSSO através do Ministério da Educação, no Estado do Piauí [PT], na região nordeste, a mais pobre do país, que não teve continuação.

Este ano o programa de alfabetização será utilizado pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), com camponeses das cidades nordestinas de Fortaleza [PT], capital do Ceará [PSB] e João Pessoa  [PT] no Estado da Paraíba [PMDB].
----------------------------------------------------------------
Para começar, o dístico do Yo, Sí Puedo é imperialista: Un programa cubano destinado a poner fin al Analfabetismo en América Latina.


De acordo com a jornalista CENSURADA Adriana Vandoni, "O método 'Yo, sí puedo' nada tem de especial ou elaborado. É bem simples. É fundamentado na experiência e vivência de cada aluno, utiliza o que já é conhecido – os números – e os associa ao desconhecido – as letras."

Leia, na íntegra em: www.prosaepolitica.com.br/2009/10/.../yo-puedo-ser-otario

Concordo, embora acho que aí está a 'malandragem' da indução subliminar, tão cara às práticas comunistas. A associação do 'aprender a ler' com exemplos negativos da vivência dos mais pobres (buscando culpados da mesma) é do mesmo tipo utilizado no método Paulo Freire, o qual, a cada analfabeto que recuperava, produzia um comunista alienado e desinformado, prontinho para ser usado como massa de manobra.

Dou um exemplo, usando a descrição do método por seus prórpios idealizadores, em tradução livre:

O analfabetismo das pessoas cria um estado de insegurança e de angústia "e as faz dependentes na hora de realizar qualquer negócio; ler uma receita médica, ler uma comunicação da escola relativa a seus filhos, e até salvar as suas terras, dado que entre os testemunhos, vários participantes nos têm contado como perderam as suas terras ao serem enganados por nâo saberem ler nem escrever". [destaque meu]

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Haiti - jogo de cena

O jornal "Haiti en Marche" de ontem, noticia que o Presidente Luís Inácio "vai anunciar um importante programa de cooperação compreendendo notadamente a criação de 150 mil empregos e a construção de casas a preços baixos" (tradução livre).

O embaixador Antônio Simões teria declarado que o projeto seria o de "reciclagem' das ruínas, gerando os empregos anunciados, além de projetos na área agrícola.

Duas questões: Lula disse aquí no Brasil, onde esteve recentemente, que 'vai' construir uma usina hidroelétrica de  geração deenergi elétrica, financiada pelo BNDES, seu braço financeiro para favores, mesmo que pressionando a emissão de moeda nacional com reflexos inflacionários. Os planos para a mesma já teriam sido produzidos pelo Exército (sic). Nada falou do que está no jornal. Só nessa 'viagenzinha' latino americana, deixará - a fundo perdido - cerca de UM bilhão de dólares, prodigamente distribuídos à Bolívia, à Cuba e, este sim necessitado - ao Haití.

Interessante é que o Chile, bem mais próspero economicamente que o Brasil, ajudou mais de acordo com as suas posses, pois lá se respeita ao cidadão da república.

A outra questão: será que este projeto agrícola prevê a assessoria do MST? Acho difícil, pois a águia está lá, e atenta. Obama já disse para o que veio, e que não tem medo de ordenar ações militares. Pelo que se sabe, ele não aguenta mais as 'baboseiras' do Chavez, do Morales e do Lula.

Desses militares eles gostam!

"General de Exército Raul Castro Ruz, Presidente dos Conselhos de Estadoe e de Ministros, preside a delegação cubana que assiste a "Cúpula da Unidade da América Latina e do Caribe', que terá lugar nos dias 22 e 23 de fevereiro, em Cancún, no México".

Está assim, na tradução (o destaque é nosso), de O Gramma, jornal oficial do Partido Comunista de Cuba. Como se pode entender que os 'militares' deles são bons, e os nossos, assassinos? Será porque lá eles mataram milhares, o que lhes dá respeitabilidade e força? Falar nisso, o Ministro que eles mandaram para ajudar o Tenente-Coronel Chavez a subjugar o povo venezuelano, é também um General cubano, Valdês. Em princípio, eu não vejo nada demais. Militares também são cidadãos, mas eles vêem quando não são dos seus.
 
Outra coisa: estes comunistas só selecionam aprazíveis locais com hotéis maravilhosos para irem tratar sobre a miséria de seus povos. Viva Honduras, Colômbia e Chile. Lembro que a primeira reunião da CALC, foi em Sauípe, o maravilhoso e super-burguês 'resort' do litoral da Bahia, custodiado pelo rico povo brasileiro.

Impressiona a aparente 'infantilidade' dessas reuniões de associações latino americanas, para se livrarem, como diz o colunista cubano Juan Penãlver, no Gramma de hoje: 'de las incomodas presencias extrarregionales de Estados Uniodos y Canadá".

Vão queixar-se e lamuriarem-se de suas próprias fraquezas, esperando que outros resolvam o que jamais conseguiram fazer.

Querem que as Falklands (Malvinas, para os argentinos) sejam devolvidas, das quais a Argentina teve posse de 1822 a 1833, quando foram ocupadas. É mais ou menos como se o Brasil reivindicasse o Uruguay, que fez parte do Império Brasileiro até 1827.

O general cubano, que adora esnobar os EUA quando em meio aos seus admiradores latinos, fala mal daquele país,  e faz-lhe todo o tipo de desfeita, mas chora porque o povo cubano está morrendo em função do embargo comercialque é mantido. Por que precisa dos EUA? Por que não lhe basta a América Latina e o Caribe? Vivem numa fantasia, na qual, assim como na falida União Soviética, a alta administração vive como milionária, enquanto o povo definha na miséria.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Seremos nós amanhã?
Hector Silva Michelena, membro da Academia Nacional de Ciências Econômicas, disse em uma conferência hoje, que é uma loucura “repetir o mesmo uma e outra vez esperando obter resultados distintos”, ao referir-se aos planos socialistas do Tenente Coronel Hugo Chavez Frias, o qual preside a Venezuela há mais de onze anos.

Disse ainda que o é “absolutamente demencial tratar de reviver o socialismo, repetir algo que já fracassou; a História demonstrou na prática que é inviável e teoricamente, tal como funcionou, também é inviável”.
A inviabilidade das economias socialistas emena da “apropriação da maioria dos bens por parte de um aparato administrativo onde os produtores não se vêem forçados a competir uns com os outros, o controle direto das empresas pelo partido e suas seções políticas e a falta de democracia política e liberdade em todos os sentidos”.
A carência de inovação, de melhorias tecnológicas, é outro sintoma a considerar na patologia socialista. “Neste aspecto as economias socialistas fracassaram redondamente, a verdade é que sem a competição alimentada pelo mercado, tanto nacional quanto internacional, nenhuma empresa está obrigada a inovar; não se tem observado inovações em uma economia, a não ser as fomentadas pela competição”.
Examinando a Venezuela, diz que atualmente “é impossível negar que o Estado será o grande proprietário”. O Primeiro Plano Socialista deixa ver segundo ele que a relação das chamadas empresas de produção social e o Estado equivalerão a 75% em 2013, enquanto que o setor privado decairá de 57% até 25% do PIB.
Sublinha que “nas 150 empresas onde o Governo interveio não há nenhuma participação dos trabalhadores, tudo é do Estado e do partido porque aqui está se produzindo a fusão Estado-partido. O setor público que representava em 2007 25,5% do PIB está hoje acima dos 30%. Os trabalhadores que trabalham para o Estado, graças a contínuas expropriações, aumentaram em um milhão e aí está o desastroso problema de produção” dessas corporações venezuelanas.
Segue entrevista feita pelo repórter Victor Salmerón, do jornal El Universal, de Caracas:

- Se, como afirma é demencial a intenção de reviver o socialismo, por que achas que o país tenha caído nesta etapa de loucura?- Fidel Castro a transmitiu à Chavez, sua influência é terrível porque Chavez se apaixonou por Fidel. Também existe um pensamento muito simples, crer que temos de abraçar o socialismo para eliminar o lucro, a ganância e alcançar a felicidade; daí surge a necessidade de um superlíder, um redentor insubstituível, assim se sentiu Stalin apesar de tosos os crimes que cometeu.

-Hugo Chávez tem citado a Karl Marx. Há sentido em continuar falando da teoria do valor-trabalho, da mais-valia que o empresário rouba do trabalhador?
-Já ficou demonstrado desde um quarto de século que a teoria do valor-trabalho é falsa. Segundo esta teoria de Marx o valor das coisas advém do trabalho, e foi demonstrado ser falso, porque na realidade o valor das coisas provém de sua utilidade, da escassez. Portanto, é falsa a idéia segundo a qual a o lucro é produzido pelo trabalhador e o capitalista dele se apropria, explorando-o. Atualmente sabemos que a exploração é inerente a qualquer sistema onde existam diferenças ou desigualdades em dotações, de qualquer tipo, de que os indivíduos disponham.

-Para o Governo o empresário é uma personagem negativa que tem de ser eliminada porque não cria valor e se aproveita ds trabalhadores. Qual sua opinião?
- Assim pensa o chavismo, que o empresário é uma personagem negativa que tem de ser eliminada; um 0anibal, ave de rapina, que visa somente o lucro. Discordo totalmente, o empresário melhora continuamente seu processo de produção para poder competir, por isso um dos problemas que teve a substituição das importações foi o fato de ter eliminado a competição estrangeira. Quando o empresário enfrenta competidores nãoo lhe resta outra alternativa do que introduzir inovações ou morrer. Dito isto, devemos adicionar o fato de que o manejo dos meios de produção, a gerência, gera valor. Isso foi demonstrado por Robert Nozick.

-Em seu último trabalho afirmas que não há ética no socialismo. Em que se baseia tal afirmação?
-A pergunta chave no tema da ética é de como alguém deve viver. Que a pessoa, por sua própria vontade decida viver conforme aos valores positivos, é uma decisão própria e no socialismo existente não há liberdade individual, não se podem tomar decisões distintas daquelas prescritas para o caminho do que se denomina de suprema felicidade. Todo o desvio que diga respeito às ações e prescrições que conduzem à utopia é condenável. Para o marxismo a ética é um reflexo superestrutural das condições materiais da vida. É bem conhecido que o socialismo em nenhum país tem criado riqueza, pelo contrário, o que tem acontecido é o que o próprio Marx chamou nivelamento por baixo. Em nenhum país socialista se superou a pobreza, tal como prometiam seus líderes e se a base material do processo produtivo não pode gerar o suficiente para enfrentar materialmente as necessidades humanas, o que pode haver de ética?idiotice é esta de

-No Primeiro Plano Socialista se afirma que estamos inventando o socialismo do século XXI e que ele somente será possível em um tempo histórico médio.
-Se o socialismo do século XXI é algo que o Governo e seu líder estão inventando, e que a sua plena realização requer um tempo histórico médio, então os venezuelanos somos objetos experimentais, como ratos e coelhinhos de laboratório, manipulados por algum psicólogo dirigente. Além disso, por que Chavez tem pressa em eliminar as “leis burguesas”? Não se pode compreender isto, a menos que nos situemos no plano do absoluto voluntarismo autoritário que caracteriza a conduta do Presidente.

-A riqueza petrolífera não dá à economia da Venezuela a possibilidade de tentar com que funcione o sistema socialista?
-Apesar do boom petrolífero o país sofre uma crise tremenda pela estagflação, isto é, alta da inflação sem crescimento econômico. O petróleo somente amaina, permite certa margem de manobra. A Venezuela vai ser o único país da América Latina a apresentar recessão em 2010. Nesses onze anos o que se tem feito é criar um país mais dependente da renda petrolífera, que não é controlável.

-O que pode ocorrer se o Governo lograr uma vitória nas próximas eleições, marcadas para setembro, e mantenha o controle sobre a Assembléia Nacional?
- Se o Governo obter uma vitória desse tipo nas próximas eleições, se acelerará o colapso e a demência.

(Víctor Salmerón  - EL UNIVERSAL)
PROBLEMAS PARA O PRESIDENTE MILITAR VENEZUELANO

O governador de Lara, Província venezuelana, Henri Falcon, deverá anunciar sua saída do Partido Socialista de Venezuela (PSUV), dizem fontes próximas a ele. 


A decisão foi tomada em razão de persistentes discrepâncias internas do partido referentes à forma de governar. É bem possível que ele se inscreva noPartido Pátria para Todos (PPT), anti-chavista.

O momento em que tal acontece é crucial, pois Chavez vem perdendo apoios importantes justo quando se avizinham as eleições legislativas de setembro, vitais para os planos de perpetuação no poder do Tenente-Coronel.