sábado, 27 de março de 2010

Como vão as coisas da 'Sinistra' latino-americana?

---------------------------
- Um dos mais famosos cantores de Cuba, Silvio Rodriguez, ardoroso defensor da revolução cubana, lançou um apelo em seu novo disco para que haja mudanças - e muitas - em Cuba. Em entrevista, disse que é necessário erradicar o "r" da 'revolução' para que aconteça uma 'evolução'. Consciente de que existe um "conflito nacional" declarou: "A vida nacional, o país, pede a gritos uma revisão de um montão de coisas, de montes de conceitos, até de instituições, e de muitas coisas que tem de revisar em Cuba." (El País, Madrid); A roda começa a girar, e os tempos são outros. Ou apelam para o tradicional banho de sangue como sempre fizeram, ou cairão com estrondo, levando na onda aos decadentes políticos restantes da empobrecida América Latina.

- "Procesar penalmente a uma pessoa por uma expressão crítica que está protegida em qualquer democracia é um precedente muito ruim", afirmou José Miguel Vivanco, diretor para as Américas do Observador Internacional dos Direitos Humanos. "Dadas as limitações de um juízo justo, devido ao controle político do Supremo Tribunal por parte do Governo, é muito provável que as violações à liberdade de expressão se agravem", acrescentou, referindo-se aos fatos recentes ocorridos na Venezuela (El País, Madrid); Repito: é inexorável a piora das tensões na Venezuela  até que exploda em um grande movimento contra Chavez.


- Mais de 10.000 pessoas marcharam nas ruas da cidade de Miami, EUA, em um vigoroso e avassalador apoio da comunidade de exilados cubanos às "Damas de Branco", mulheres, mães e filhas de prisioneiros políticos em Cuba. Liderados pelo cantora Gloria Estefan e outros artistas latinos, carregando folres e vestidos de branco, desfilaram pelo bairro conhecido como Pequena Havana. O ato fez renascer a esperança da comunidade cubana nos EUA em ser capaz de chamar a atenção do mundo mais uma vez para o descaso com os direitos humannos por parte do governo de Cuba (Miami Herald, Miami); A comunidade cubana nos EUA jamais desistiu de conseguir reformas poíticas em Cuba, mesmo que na maior parte das vezes não tenha tido força suficiente para internacionalizar os protestos e demandas. Mas ventos novos estão soprando. Hoje, em Cuba, grande parte da população é nascida depois da tomada do poder por Fidel. Para estes, portanto, não adianta ficar com comparações que não possuem mais força. A realidade é que a miséria e a falta de liberdade são grandes por lá.

---------------------------------

sexta-feira, 26 de março de 2010

Mais um dia para a derrocada "de la sinistra" latina... outras

----------------
- Segundo um informe da Comissão de Assuntos Iberoamericanos do Senado Espanhol, a Bolívia, a Venezuela e o Equador juntos a Cuba, são os países da América Latina que menos oportunidades de negócios oferecem, devido à insegurança jurídica das transações. Além disso, assinalam a Bolívia como um país onde não é recomendável investir grandes quantidades de capital na atualidade ( El Diário, La Paz); É o retorno de atitudes personalistas e popularescas que não consideram aos outros. Do Brasil, o´cocaleiro Evo roubou uma refinaria, conquistando-á com forças militares, de acordo com o dístico 'apropriado' de Fidel:: "Pátria ou Morte!"


- O Nordeste brasileiro deverá usar gás boliviano através do gasoduto inaugurado por Lula na Bahia, o GASENE (La Razón, La Paz); Ainda estamos dando de mamar ao 'guacho' boliviano? Que falta de honra nacional.

---------------------

Mais um dia para a derrocada "de la sinistra" latina: Venezuela

--------------------
- A deputada Pastora Medina diz que a onda de prisões e cerco aos líderes oposicionistas da Venezuela por parte do governo deve-se à busca de se criar situações que permitam a Chavez decretar 'estado de exceção' suspendendo as eleições legislativas que se aproximam (El Universal, Caracas); Com a derrocada diária da popularidade do governo 'bolivariano' (pobre Bolívar), o caudilho mandante vai dar um jeito de procrastinar as eleições nas quais tem grande chance de perder o comando da Assembléia Nacional e o seu próximo mandato 'ir para a cucuia'. Já havíamos previsto tal manobra autoritária e anti-democrática.


- O secretario geral da Acción Democrática (AD), Henry Ramos Allup, oartido venezuelano de oposição, enfatizou que a perseguição crescente aos dissidentes políticos no país deve-se ao medo do governo em perder o comando do Estado. Disse, textualmente, "As Nações Unidas e a Comunidade Européia estão permanentemente atentas do que se passa na Venezuela, cuja política internacional converteu-se em motivo de preocupação para a comunidade de nações , de modo que é impossível que o presidente Chávez consiga isolar a Venezuela do resto do mndo, como se fosse uma espécie de território separado, e isto é impossível." (El Universal, Caracas);  O moto-contínuo de repressão chegará a um fim inesperado, mas previsível.


- O deputado venezuelano da oposição, Wilmer Azuaje, foi preso hoje por discutir com um funcionário público ao dar queixa do roubo de um veículo, apesar de sua imunidade parlamentar. Passaro por cima das leis e da Constituição torna-se cada vez mais comum na Venezuela, segundo o jornal (TalCualDigital, Caracas);  Tanto sopra que um dia a casa cai, e tudo vai num cresncendo diário.



------------------------------------

quinta-feira, 25 de março de 2010

O fim da Federação!

------

Eu não pretendo, nem quero, exercitar a arte agourenta de Cassandra, mas tudo está se preparando para um impasse. Depois de iniciado o movimento, não haverá volta. Talvez Lula possa entrar para a História como o 'jagunço' da esquerda, 'macaquito' de Hugo Chavez, que levará o Brasil à separação como país único, pondo fim a uma união secular herdada dos portugueses. Este é um elemento sempre esquecido na história política brasileira. Não somos platinos, não somos castelhanos. Não somos 'bolivarianos', novos ou velhos. Ao contrário, resistimos às investidas e propostas de Bolívar, Sucre, San Martin, O'Higgins e muitos outros caudilhos advindos da aristocracia 'criola' da América Espanhola.

Somos originados e nascidos da América Portuguesa, de pensamentos, objetivos e comportamentos completamente diferentes dos povos de extração dos vice-reinados espanhóis da América.

Pouco temos em comum. Ao contrário, somos esnobados, humilhados, logrados, roubados por estes atuais 'mandatários' latino-americanos.

Somos politicamente diversos. Jamais tivemos uma só elite, uma só família, que comandasse o Exército, a Igreja e o Estado ao mesmo tempo,fato que sempre foi comum aos castelhanos.

Entre eles, o maior 'haciendero' era da mesma família 'del Obispo', e parente igualmente do Chefe da Nação. Mandavam em tudo, eram caudilhos rurais com fortes pendores militares. O exército deles jamais foi democrático, como o brasileiro. E sempre estiveram às turras com o Brasil: Oribe, Juan Maria Rosas, Solano Lopez, Francia, Artigas e muitos outros da mesma espécie. Foram republiquetas onde o sangue corria fácil em "las degüelas".

Nós, fomos um Império pacífico, respeitado internacionalmente e bem sucedido economicamente, até o infeliz advento da república. Eles sempre tiveram ojeriza a essa superioridade e à maturidade política do Brasil.

Na realidade, até hoje eles têm recalques com nossa Pátria, e aproveitam que atualmente há um covarde com atitudes servis no comando da Nação para refestelarem-se sobre os brasileiros.

O que vai acontecer? Digo a probabilidade. Vai haver uma guerra civil se tentarem impor uma assassina de soldadinhos no comando do País. A Pátria resistirá! O Rio Grande do Sul honrará as suas tradições... tomando chimarrão. Quem quiser que escolha lado e facção.

Então, os 'machos' atuais, falastrões prevalecidos, que acham que nada poderá mudar (como pensaram em outros tempos, pois a história se repete), poderão provar que são mais do que simples machotes da "boca para fora!"

Há muita gente que fala demais, mas que poderá cair tão rápido quanto pisca.
 
---------------

Observando as desventuras "de la Sinistra" latina

------------------
- Foi detido hoje pelo governo do Tenente-Coronel Hugo Chavez, o maior acionista da Globovisión, de Caracas, Guillermo Zuloaga, provavelmente por ter emitido opiniões desfavoráveis ao goverrno venezuelano na assembléia geral da Sociedade Interamericana de Imprensa, semana passada (TalCualDigital, Caracas); Sua opinião foi a de que a censura à imprensa existia na Venezuela, o que pode ser considerado como atitude 'anti-revolucionária' e de ofensa ao presidente do país. Avisei, ontem, que algo assim ia acontecer. É como fogo morro acima e água morro abaixo. Não há como segurar. Vai piorar...


- Reunem-se amanha o presidente militar da Venezuela e o civil, do Equador. Irão estreitar laços de cooperação mútua, principalmente na defesa conjunta e no comércio. Um dos temas é sobre a dívida acumulada dos exportadores equatorianos, os quais têm dificuldades de receberem os pagamentos dos produtos comprados pela Venezuela (TalCualDigital, Caracas); O Tenente-Coronel Hugo Chavez é um caloteiro conhecido no Brasil, onde já logrou inúmeras vezes ao Lula (é só pegá-lo pela vaidade), à Petrobrás e ao BNDES. Acham que não vai lograr o 'franguito' equatoriano? Esperem para ver.


- O presidente uruguaio Mujica, ex-preso político, vai remeter ao Congresso para ser votada, uma lei que permite que sejam soltos todos os presos que tenham mais de 70 anos, inclusive os militares que foram presos por abuso dos direitos humanos. Disse que "vão bater de pau em mim, como a um louco... mas é o que decidi. Não pretendo me colocar de juíz de seus verdugos" (Clarín, Buenos Aires); É uma bela demonstração de humanidade, coerência e sabedoria política. Destoa completamente do resto da América Latina, servos de Hugo Chavez. Ligeirinho, ligeirinho vai ser isolado.


- Informe da ONU dá conta que o Alto Comissário dos Direitos Humanos, Racicot, apresentou um relatório que põe em dúvida a imparcialidade dos juízes bolivianos por influência de fatores políticos, debilitando assim o estado de direito no país. Segundo ele, a justiça boliviana atravessa uma de suas piores crises, por influência politica partidária, delongas e corrupção (El Diário, La Paz); Impressiona a concatenação e o mesmo tipo de atitudes anti-democráticas, mesmo ditatoriais, desses mabdatários sinistros da América Latina. Não vingarão, isto é certo!

----------------------------------------

quarta-feira, 24 de março de 2010

A 'sinistra' latino-americana está derruíndo-se.

--------------
- O caudilho rural militar Tenente-Coronel Hugo Chavez determinou que se faça feriado durante toda a Semana Santa, mas enfatizou que não é para privilegiar a preguiça, mas para poupar energia. Para tanto, no mesmo discurso, pediu que todos apaguem as luzes e fechem as torneiras. (TalCualDigital, Caracas); O pior é que a grande desculpa para a falta de energia - o fenômeno climático 'El Niño' -, já recrudesceu em seus efeitos... e nada de melhorar.

- O cocaleiro Evo Morales não só fez uma desfeita aos ex-combatentes das tropas que derrotaram Ernesto Guevara, o guerrilheiro cubamo que invadira o território boliviano, como o Ministro da Defesa, Saavedra, tirou-lhes o título de beneméritos, dizendo que os únicos ex-combatentes da Bolívia são os da Guerra do Chaco, contra o Paraguai (El Diário, La Paz); Também pudera, pois o retrato do cruel guerrilheiro cubano está dependurado em lugar de honra no gabinete de Evo.

- Somente os militares de 5 regiões da Bolívia aceitaram, assim mesmo cautelosamente, a troca do lema antigo: "Subordinação e Constância", respondido com "Viva Bolívia!", pelo proposto por Evo: "Pátria ou Morte", respondido por "Venceremos!". A maior parte dos militares sente-se incomodada porque o lema de Evo é o mesmo da Revolução Cubana de Fidel Castro e Ernesto Guevara. (El Mundo, Santa cruz de la Sierra); É impressionante o atraso mental dessa gente que adora ditadores sanguinários e ousam falar de democracia.

------------------------------

Esporte cubano e Liberdade

----------------------------
A primeira paixão desportiva dos cubanos não está isenta de política., especialmente quando alguma estrela do beisebol decide não regressar ao país após uma viagem ao estrangeiro, ou se um jogador de futebol não intefra a seleção para um evento internaciona porque ele não é confiável e se teme que "deserte'. Em um recente encontro entre duas equipes de tradicional rivalidade, um jogador sentiu-se ofendido porque achou que a bola havia sido lançada com a intenção de atingí-lo e, para surpresa dos espectadores, saiu correndo em diração ao lançador brandindo seu taco. Os jogadores saíram do banco, alguns torcedores invadiram o gramado, a polícía lançou gás de pimenta e repartiu pntapés e cacetadas. As cameras que transmitiam o jogo apontaram para outro lado e nenhum telespectador inteirou-se do ocorrido... nesse momento.


As novas tecnologias, porém, impediram que a pacífica censura fizesse das suas, pois dezenas de cameras digitais e telefones celulares filmaram os detalhes. A versão dos fatos espalhou-se entre milhares de pessoas, gravadas em CD e copiadas em memórias  USB. Que ótimas discussões tivemos então nas praças!

[Transcrito e traduzido do blog Generación Y, editado bravamente por Yoani Sanchéz, uma valente cidadã cubana, residente na cidade de Havana, Cuba]



------------------------------

terça-feira, 23 de março de 2010

Lampejos informativos sobre a Sinistra latino-americana

- O novo mandatário do Chile, Piñera - a quem Lula não suporta - tornou-se o primeiro Chefe de Estado a condenar explicitamente ao governo de Cuba e a pedir que sejam feitas mudanças nele. (La Nación, Assunção); E o Chavez rilha os dentes de raiva, desespero e impotência. Seus dias tranquilos de enganador já passaram.


- Os índices argentinos de inflação dos últimos três meses, anualizados, apontam para uma inflação de 30%. Sem correção monetária, é um perfeito desastre e uma bela amostra do preço da inexperiência política familiar. (Clárin, Buenos Aires); O Brasil que se cuide, pois o fantasma da inflação ronda novamente, devido aos excessivos gastos e despesas não produtivas do governo Lula.


- O caudilho militar rural, Tenente-Coronel Hugo Chavez, mandou prender por "crime de opinião" ao candidato à presidência da Venezuela, Oswaldo Álvarez Paz. Todos os setores democráticos do país consideraram a prisão um ato de arbítrio e contra a Constituição vigente. (TalCualDigital, Caracas); Está batendo o desespero no caudilho.Quando começa este tipo de atitude, ou ele prende todo o mundo, ou alguém vai tirá-lo do governo, para desafogo do povo venezuelano.


- O Exército boliviano adotará doravante o lema de Evo Morales: Pátria ou Morte! (La Prensa, La Paz); Não obstante, continua o impasse com as tropas veteranas que combateram a guerrilha de esquerda, e que hoje são desconsideradas. Elas afirmam que vão desfilar no próximo evento oficial. Agora, convenhamos: o dístico cheira a respeito pelos Direitos Humanos e à Paz, não?

-----------------

segunda-feira, 22 de março de 2010

A 'sinistra' latino-americana... esquerda ditatorial

- O presidente-cocaleiro Evo Morales, chamou de 'delinquentes' a quatro ex-presidentes da Bolívia, por taxarem de inconstitucional a nova Lei de Juízos de Responsabilidade, para julgar atos de governos passados. Todos os quatro foram unânimes em declarar que tudo não passa de um jogo onde todo e qualquer ex-mandatário da Bolívia será declarado culpado de qualquer coisa que queira o atual governo. (La Prensa, La Paz). O Evo quer dar uma de Chavez, mas os bolivianos são carne de pescoço. Ele que se cuide.

- O ex-presidente da Espanha, o socialista Felipe Gonzales, disse hoje que é uma lástima não existir na atualidade outras alternativas políticas para a Venezuela. Ele desqualificou o processo político de Chavez, considerando-o "uma utopia regressiva". Além disso, considerou que o regime vigente na Venezuela é "um caudilhismo rural militar com uma mangueira de petróleo." (El Universal, Caracas); Definiçao política perfeita. Chavez é um tipo de Juan Manuel Rosas. Só não faz todas as crueldades daquele outro, porque o mundo o deporia.

- Frase do analista econômico venezuelano Ángel Garcia Banchs em artigo de hoje: "A 'revolução' chavista tem um modelo fracassado de distribuição da renda petrolífera, mas não tem modelo algum (fracasado ou não) de crescimento da economia não petrolífera. (El Universal, Caracas); O setor petrolífero (estatal) da Venezuela está mal das pernas, com problemas de queda de produção, falta de novos investimentos e dificuldade de honrar os contratos já firmados com clientes internacionais. O não-petroleiro está abaixo da metade de sua capacidade de produção. Faltam divisas, energia, matérias primas.

- O chefe do "Departamento de atividades contra-revolucionárias" cubano, Héctor de la Fé Freyre, pediu ao jornalista Fariñas "que renuncie à sua greve de fome, pois sua saúde está gravemente deteriorada e que ele pode morrer", conforme comuicado por Licet Zamora, porta-voz do dissidente em greve de fome e sede há quase um mês. (El Universal, Caracas); Muito pouco, mas já demonstra que o governo militar de Cuba está preocupado. Se morrer Fariñas, a coisa pode sair do controle. O cerco se fecha sobre a "Sinistra".

-------------------------------------

Giro pela América esquerdista... e seus 'problemitas'

- O candidato presidencial da Colômbia, Germán Vargas Lleras, acusou a Venezuela de abrigar diversos chefes guerrilheiros das FARC. Em alguns Estados venezuelanos, mesmo, haveria diversos acampamentos guerrilheiros protegidos pelo exército venezuelano. (TalCualDigital, Caracas); Isto vai de mal a pior, mas o Chavez é esperto. Vai manter o tema, mas sem engossar militarmente. Perderia para o Exército Colombiano.

- O comunicado de amanhã da reunião da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) na capital do Estado venezuelano de Aruba, deverá declarar que a liberdade de imprensa e de expressão na Venezuela está em franca der]rocada. (TalCualDigital, Caracas);

- O Tenente-Coronel Chavez disse que a China vai importar mais óleo pesado do tipo mais comum na Cia. de Petróleo da Venezuela. Especialistas afirmam que é muito improvável que seja da Venezuela, pois precisaria de um aumento da produção petrolífera, o que não deverá existir tanto por falta de investimentos na área quanto por falta de mão de obra especializada. (TalCualDigital, Caracas); Como dá para constatar, mentir e enganar o povo é vício de ditador latino-americano.

- O Presidente Evo, da Bolívia, conclama o povo para votar nos candidatos da situação, para prefeitos e governadores, pois, assim fazendo, permitiria que ele governasse amigavelmente, conversando pelo telefone. Sua lógica democrática: se o povo deu a ele mais cinco anos, deverá garantir o seu governo. (La Prensa, la Paz); Fiquei pensando: por que ele não pode falar com os outros - os oposicinistas - por telefone? É impressionante a sede de poder máximo dessa esquerda terceiro-mundista.

- Em Managuá, capital da Nicarágua, mais de dois mil manifestantes, vestidos de azul, e gitando lemas como "Democracia sim, ditadura, não", enfatizavam que a marcha era contra as fraudes eleitorais, as sinecuras, à corrupção no governo e ao estilo ditatorial adotado por Daniel Ortega, o presidente, que pretende se reeleger. (La Prensa Honduras, San Pedro Sula).

--------------------------

domingo, 21 de março de 2010

As últimas das ditaduras latino americanas

- Guillermo Fariña, em greve de fome em protesto às prisões políticas de Cuba diz que  a América Latina só se salvará quando a Venezuela se livrar do Chavez. (El Nacional, Caracas);


- Marcel Granier, exexutivo da RCTV, acusa o serviço de inteligência cubana de estar espionando e fotografando os jornalistas venezuelanos que são contrários ao governo chavista. (El Nacional, Caracas);


- Venezuela a um passo de total desligamento energético. O governo, em desespero, tentará operar a hidrelétrica de Guri abaixo do limite de segurança, correndo o risco de danificar gravemente os equipamentos. (El Nacional, Caracas);


- O vice-presidente da Venezuela penalizará mais de 90 grandes consumidores industriais porque não conseguiram economizar energia elétrica. A energia deles será desligada por 24 horas. O governo está tendo problemas em explicar aos moradores das cidades do interior o porque de não existir racionamento de energia na capital, Caracas. (El Nacional, Caracas);


- Cai o preço do petróleo venezuelano; cai os níveis de produção da indústria; cai a produção de carne e de leite. (El Nacional, Caracas); daqui a pouco cai o Chaves!


- Segundo o BID, somente o Chile apresentou ganho de produtividade em relação aos Estados Unidos entre 1860 e 2995; o Brasil caiu 2,5% na mesma relação, o Uruguai 14 %, a Bolívia e a Colômbia, 17 %. (El Nacional, Caracas);

- Mais de mil veteranos do Exército Boliviano que combateram os movimentos guerrilheiros na Bolívia, entre 1966 e 1970, desfilarão num evento oficial no dia 23 de março, apesar de não terem sido convidados. (La Prensa, La Paz); Foi o Exército Boliviano que cercou e matou em combate ao Che Guevara, de Cuba.

- A Justiça boliviana está completamente submetida ao Executivo e ao partido do governo. (La Prensa);


- Na Argentina, o governo de Cristina Kirchner manda prender militar reformado, com mais de 80 anos, que sofre em uma cadeira de rodas ao último grau do mal de Parkinson. Ele é pai da juíza federal que brecou o uso das reservas nacionais para pagamento de fornecedores do Estado. (La Nación, Buenos Aires); Muitos acham que o fato buscava amedrontar e cooptar a magistrada, mas esta reagiu indignada.


- Em Honduras, o Ministro da Segurança afirmou que se o ex-presidente Zelaya entrar no país será preso, pois persiste a sua ordem de captura. (La Prensa Honduras, San Pedro Sula);

-------------------------