sábado, 22 de maio de 2010

A águia está sendo atacada: atenção!

------------------

O Discurso do Presidente Barack Obama em West Point, comentado pelo jornalista Caño, de El País, Madrid.

Barack Obama aceitou ontem a necessidade da guerra como instrumento para defender os valores essenciais da humanidade e se referiu a conceitos tais como dever, honra e país, desconfortáveis para a esquerda em outras latitudes, como pilares que explicam a glória alcançada pelos Estados Unidos até agora e sobre o qual assenta a sua posição dominante no futuro.


Os discursos de Obama nesta época de formatura de faculdade estão ajudando a definir sua ideologia, bem como a sua maneira de governar. Já se pronunciou contra o sectarismo dos partidos antes e alertou para o risco da banalização que trazem as novas mídias. Em seu discurso ontem na cerimônia de encerramento do curso na Academia Militar de West Point, o presidente tentou resgatar os valores do pensamento progressista, como os que regem as Forças Armadas, tradicionalmente ligadas à direita.

"Uma parte essencial de nossa estratégia", disse ele, "é o suporte dos Estados Unidos aos direitos universais que constituem o credo da nossa fundação, a busca de oportunidades, a luta contra a injustiça, a fidelidade ao Estado de Direito e à nossa Constituição. Mas essas conquistas não seriam possíveis sem a longa linha cinza (a cor do uniforme dos cadetes do Exército), que foi sacrificada pelo dever, pela honra e pelo país ".

Esse sacrifício, Obama lembrou, serviu para derrotar o fascismo e para marginalizar o comunismo. Serviu, disse ele, para conseguir "um Iraque que não dá guarida a terroristas, que é democrático, soberano, estável e auto-suficiente." E também, ele acrescentou, para ter sucesso no Afeganistão e derrotar a Al Qaeda, que ele definiu como "alguns poucos homens colocados no lado errado da história".

São guerras necessárias, disse o presidente, guerras que os Estados Unidos não procuraram, mas está disposto a lutar, porque nelas se jogam os destinos da democracia e da liberdade dos seres humanos, não apenas neste país.

"Os Estados Unidos", disse ele, "não lutar pelo gosto de combater. Não gostamos da guerra. Estamos lutando para garantir a segurança de nossas famílias e de nossas comunidades. Lutamos para garantir a segurança de nossos aliados, porque os Estados Unidos acreditam que serão mais seguros quando os nossos amigos o estejam e que vamos ser mais fortes quando o mundo for mais justo. "

No entanto, os Estados Unido, como nação, não serão historicamente medidos somente pelas suas decisões nas guerras, alertou. "Enquanto a gente luta, devemos olhar para o horizonte, porque ao contrário dos terroristas, cujo objetivo é destruir, nosso futuro será definido pelo que podemos construir", disse ele.

Isso requer, disse Obama, abrir os Estados Unidos ao mundo com um espírito de cooperação e não de imposição. "Seremos firmes na consolidação das alianças antigas que tanto nos tem servido, mas na medida em que outros países estão começando a ser influentes, devemos construir novas alianças e instituições internacionais de design mais robusto."

Obama disse que o esforço político e militar deve sempre vir acompanhado da ambição de todos os cidadãos – “a inovação Americana é a base do poder americano - e de seu orgulho coletivo, como nação:" Não podemos reduzir as nossas liberdades, porque os extremistas as explodem, não podemos cair na divisão, porque os outros nos empurram. Somos os Estados Unidos da América.”

------------------------
A águia está começando a eriçar as penas, desrespeitada e desprezada por alguns, mas não por todos. Asa atitudes de baixo nível que estão sendo tomadas 'diplomaticamente' por países como a Venezuela, a Bolívia e o Brasil, para ficarmos na América, 'que se aplaudem mutuamente' como num jogo irresponsável de colégio, poderá levar a situação a níveis perigosamente explosivos. Talvez os Estados Unidos até percam, mas nenhum desse países o sobreviverá. E, gostem ou não, ao menos lá se vive bem, com liberdade individual e com dignidade. Por isso são mau exemplo para governos ditos 'socialistas' e 'comunistas'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário