quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Deteriora-se a imagem do Brasil no exterior!

-0-0-0-0-0-0-0-

(Publicado no jornal TalCual, Caracas, Venezuela)

"O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, parece querer seguir os passos de seu homólogo venezuelano Hugo Chávez, com suas críticas à liberdade de imprensa, disse o presidente da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), Alejandro Aguirre, em uma entrevista publicada hoje pelo jornal O Globo.


Aguirre classificou como 'algo perigoso' os recentes ataques de Lula aos meios de comunicaçãoque criticam seu Governo, aos quais disse que atuam como partidos políticos e advertiu que a 'liberdade de imnprensa é um direito que pertence ao povo e não ao Governo'.


'Neste caso agora, vemos a um Governo com desejos de seguir os passos de outros Governos da América Latina nos quais se desenvolvem atitudes muito fortes contra os meios que querem manter uma linha independente, que não seguem a linha do Estado, do Governo, e com repercussões negativas para o governante', afirmou o dirigente da SIP.

Aguirre citou diretamente 'o caso do presidente Hugo Chávez, da Venezuela, e da presidenta da Argentina, Cristina Kirchner. Vários são os governos que fizeram declarações muito parecidas com as que Lula fêz agora', assegurou.


'Infelizmente tivemos casos de Governos de origem democrática que, em algum momento, começaram a atuar de forma autoritaria para controlar a mídia, particularmente aquela que quer manter uma linha independente, um critério independente', agregou.


Aguirre afirmou que a sociedade que agrupa os jornais de todo o continenteó que la sociedad que agrupa a los diarios de todo el continente divulgará em breve uma declaração oficial sobre sua posição em torno das recentes declarações do governante brasileiro.


'Estamos viendo com muita preocupação esta situação lá no Brasil. Em outros comunicados temos expressado-a. Temos a esperança que a pessoa que sucederá a Lula tenha respeitola pelos direitos civis e humanos e que veja a liberdade expressão como a pedra angular da democracia', afirmou.

O dirigente ainda disse que sempre surge preocupações na SIP quando um governante da região se declara o dono da opinião pública pelo simples fato de ter sido eleito.

'Obviamente, a eleição democrática de um governante é algo muito importante e significativo. Porém, o livre fluxo da informação e da opinião é um direito que pertence ao povo  e não ao Governo', afirmou.

No sábado passado, em um comício ao lado da candodata oficial para sucedê-lo, a ex-ministra Dilma Rousseff, Lula afirmou que a citória de sua apadrinhada seria uma derrota para os meios que o criticam.


'Vamos derrotar a alguns jornais e revistas que se comportam como se fossem um partido político e não têm a coragem de dizer que são um partido político e têm candidato', disse em alusão aos meios que vêm denunciando supostas irregularidades da ex-ministra da Presidência, uma importante assessora de Rousseff que terminou por renunciar ao cargo.


Ontem, em um discurso oficial, Lula alertou que a liberdade de imprensa fortalece a democracia, mas não pode ser usada para divulgar mentiras.
'Libertade de imprensa não significa que podem inventar coisasa todos os dias', afirmou.


As declarações de Lula já haviam sido duramente criticadas tanto pela Associação Nacional dos Jornais (ANJ) como pela ordem dos Advogados do Brasil.


Independente da polêmica o Partido dos Trabalhadores (PT), no poder, anunciou apoiar a Lula em um ato político 'contra o golpismo da imprensa' organizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e que está previsto para a quinta-feira.

-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-

Eis como repercute nos meios demoocráticos Latino Americanos o palavrório raivoso, frustrado, defasado historicamente e politicamente decadente.

VIVA A DEMOCRACIA BRASILEIRA.

SE NECESSÁRIO, LUTEMOS POR ELA.

SERRA PARA PRESIDENTE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário