sexta-feira, 12 de março de 2010

Ainda há bons Presidentes na América Latina.

Em um artigo sobre Cuba, no jornal espanhol El Clarín, o presidente da Costa Rica, Oscar Árias, disse que "os presos não existem nas democracias. Em nenhum país verdadeiramente livre, alguém vai para a prisaõ por pensar diferente. Cuba pode fazer todos os esforços de retórica para vender a idéia de que é uma "democracia especial", porém cada preso político é a negação prática desta afirmação. Cada preso político é uma prova irrefutável de autoritarismo. existen en las democracias. En ningún país verdaderamente libre, uno va a prisión por pensar


Estou consciente de que ao fazer essas afirmações me exponho a todo o tipo de acusações por parte do regime cubano. Acusar-me-ão de imiscuirme em assuntos internos, de desrespeitar sua soberania e, quase com certeza, de ser um lacaio do império. Sem dúvida sou um lacaio do império: do im´pério da razão, da compaixão e da liberdade. Não vou calar-me quando se fragilizam os direitos humanos. Não vou calar-me quando a simples existência de um regime como o de Cuba é uma afronta à democracia. Não vou calar-me quando se põe em xeque a vida de seres humanos, para defender à radicalidade uma causa ideológica que prescreveu há muitos anos. Vivi o suficiente para saber que não há nada pior do que ter medo de dizer a verdade."

Nenhum comentário:

Postar um comentário