quinta-feira, 18 de março de 2010

Lula é chamado de Filho da Puta na Venezuela

Crônica do jornalista venezuelano Simón Boccanegra, no famoso jornal eletrônico TalCualDigital, de Caracas. No original do idioma de Cervantes:


"Filho de puta




Cuando Lula ganó las elecciones en Brasil apareció un gran éxito de librería con el título O Filho do Brasil, lo cual quiere decir El hijo de Brasil. Más recientemente, y con base en ese libro, se produjo una película con el mismo título y el mismo tema: la carrera del chamo nordestino, que desde la miseria llegó a la presidencia de su país, a través de años de lucha dura y sacrificada, sobre todo durante el tiempo de las dictaduras militares.


Pero cuando este minicronista lo oye hoy, filosofando sobre la "justicia" cubana y sobre los presos políticos cubanos, lo que provoca decirle es que, en verdad, es un filho de puta. Me importa un rábano que haya hecho una gran presidencia, que su popularidad sea enorme, que haya combinado la sensatez macroeconómica de Cardoso con su propia sensibilidad social, para mejorar significativamente la suerte de sus compatriotas más pobres.


Me importa un pepino que forme parte de una izquierda moderna, muy diferente a esta estafa, dizque izquierdista, que ha montado Chacumbele aquí.


Lo que ha dicho sobre los presos políticos de Cuba, comparándolos con los delincuentes comunes, presos en las cárceles brasileñas, es una canallada imperdonable, que me hace perderle todo el respeto que le tuve. Se puede compartir o no el recurso extremo de la huelga de hambre, pero lo que no se puede hacer y Lula lo hizo es basurear el inmenso espíritu de sacrificio de quienes, frente a una dictadura como la cubana, prácticamente recurren al suicidio para hacer valer sus derechos. Porque huelga de hambre en Cuba es arrostrar el peligro real de muerte. Es como haberle hecho una huelga de hambre a Hitler. Si Lula no tiene el coraje moral y político de reclamarle un comportamiento civilizado y humano al gobierno cubano, que sería lo apropiado, lo decente y lo de una izquierda que se respeta a si misma, podría tener, al menos la vergüenza de quedarse callado.




=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
[Tradução livre]

"Filho da puta


Quando Lula ganhou as eleições no Brasil, apareceu um grande êxito de livraria com o título O Filho do Brasil, o que quer dizer el hijo de Brasil. Mais recentemente e com base nese livro, foi produzido um filme com o mesmo título e o mesmo tema: a carreira do retirante nordestino, que partindo da miséria chegou Á presidência de seu país, através de anos de luta dura e sacrificada, sobretudo furante o tempo das ditaduras militares.


Mas quando este modesto cronista o escuta hoje, filosofando sobre a "justiça" cubana e sobre os presos políticos cubanos, leva-me a dizer que, na verdade, ele é um filho da puta. Pouco estou ligando que ele tenha feito uma grande presidência, que sua popularidade seja enorme, que tenha combinado a sensatez macroeconômica de Cardoso com sua própria sensibilidade social, para melhorar significativamente a sorte de seus compatriotas mais pobres.


Dou um pepino que ele faça parte de uma esquerda moderna, muito diferente dessa canseira, diz-se que esquerdista, que o Chacumbele montou aqui.


O que ele disse sobre os presos políticos de Cuba, comparando-os com os delinquentes comuns, presos nos cárceres brasileiros, é uma canalhice imperdoável, que me faz perder todo o respeito que nutrí por ele. Pode-se aceitar ou não o recurso extremo da greve de fome, porém o que não se pode fazer, e Lula o fez, é jogar no lixo o imenso espírito de sacrifício dos que, frente a uma ditadura como a cubana, praticamente recorrem ao suicídio para fazer valer seus direitos. Porque greve de fome em Cuba é enfrentar um perigo real de morte. É como ter feito greve de fome contra Hitler. Se Lula não tem a coragem moral e política de pedir um tratamento civilizado e humano ao governo cubano, o que seria apropriado, decente e de uma esquerda que respeita a sí mesma, poderia ter tido, ao menos a vergonha de ficar calado.

----------------------------

Nunca antes na história do Brasil um de seus presidentes foi chamado assim na imprensa internacional. Que vergonha! Desnecessário comentar.

-----

Nenhum comentário:

Postar um comentário