terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Começando a 'bolivarização' do Brasil

(Traduzido do jornal Diário Gramma, órgão oficial do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba)

BRASILIA, 22 de fevereiro - O Governo brasileiro decidiu empregar o conhecido método de alfabetização cubano SIM, EU POSSO (YO, SÍ PUEDO), para ensinar a ler e a escrever, segundo a ANSA [Agência cubana de notícias]

O programa cubano, implantado em vários países da América Latina com resultados positivos, consegue alfabetizar uma pessoa depois de 65 vídeo-aulas, um tempo recorde para cursos desse tipo, que costumam durar entre seis e oito meses.
Para implementar o método, profissionais da Ilha foram enviados a cinco estados brasileiros, onde o projeto está em marcha, através do Ministério da Pesca e Agricultura do gigante sul-americano.

Em 2005, o Brasil tentou um projeto piloto do SIM EU POSSO através do Ministério da Educação, no Estado do Piauí [PT], na região nordeste, a mais pobre do país, que não teve continuação.

Este ano o programa de alfabetização será utilizado pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), com camponeses das cidades nordestinas de Fortaleza [PT], capital do Ceará [PSB] e João Pessoa  [PT] no Estado da Paraíba [PMDB].
----------------------------------------------------------------
Para começar, o dístico do Yo, Sí Puedo é imperialista: Un programa cubano destinado a poner fin al Analfabetismo en América Latina.


De acordo com a jornalista CENSURADA Adriana Vandoni, "O método 'Yo, sí puedo' nada tem de especial ou elaborado. É bem simples. É fundamentado na experiência e vivência de cada aluno, utiliza o que já é conhecido – os números – e os associa ao desconhecido – as letras."

Leia, na íntegra em: www.prosaepolitica.com.br/2009/10/.../yo-puedo-ser-otario

Concordo, embora acho que aí está a 'malandragem' da indução subliminar, tão cara às práticas comunistas. A associação do 'aprender a ler' com exemplos negativos da vivência dos mais pobres (buscando culpados da mesma) é do mesmo tipo utilizado no método Paulo Freire, o qual, a cada analfabeto que recuperava, produzia um comunista alienado e desinformado, prontinho para ser usado como massa de manobra.

Dou um exemplo, usando a descrição do método por seus prórpios idealizadores, em tradução livre:

O analfabetismo das pessoas cria um estado de insegurança e de angústia "e as faz dependentes na hora de realizar qualquer negócio; ler uma receita médica, ler uma comunicação da escola relativa a seus filhos, e até salvar as suas terras, dado que entre os testemunhos, vários participantes nos têm contado como perderam as suas terras ao serem enganados por nâo saberem ler nem escrever". [destaque meu]

Um comentário:

  1. Aprender a ler e escrever é a coisa mais fácil do mundo, tanto que, em tão pouco tempo, resultados são visiveis. Pena que a habilidade de interpretar certos signos e desenhá-los não se acompanha da capacidade de refletir e criticar a respeito da totalidade e conjunto dos significados que são transmitidos.

    Em suma, aprender a ler e escrever por si mesmo não é aprender a pensar por conta própria.

    ResponderExcluir